Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/10/2014

Eleição reunirá hoje mais de 45 mil eleitores penapolenses

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel Pereira, mostra que todas as urnas foram lacradas para a eleição, garantindo a segurança do voto

DA REPORTAGEM

Acontece hoje, em todo território nacional as eleições de 2014. Brasileiros e brasileiras de todos os estados exercem seu papel de cidadão, contribuindo para a democracia, escolhendo seus representantes para os próximos quatro anos. Segundo o cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, serão 126 seções eleitorais em 17 locais de votação incluindo as agregadas. Na cidade serão 12 locais de justificativa. Penápolis possui hoje 45.788 eleitores. Desde 2000 até 2014 foram registrados em Penápolis mais de nove mil novos eleitores. Do total, 52% são mulheres e 48% homens. A proporção é a mesma da registrada em 2012. A eleição será realizada das 8h00 às 17h00, caso haja eleitores ainda na fila serão distribuídas senhas. Este ano, o eleitor irá votar em cinco candidatos para diferentes cargos na seguinte ordem: deputado estadual, federal, senador, governador e presidente. Após digitar o número do candidato escolhido, o eleitor deve sempre verificar o nome, número e foto do candidato antes de confirmar o seu voto. Depois de ouvir o sinal sonoro, deve passar para a votação no próximo cargo. Ao final aparecerá na tela escrito FIM, encerrando a votação. Em virtude do número de candidatos a serem votados, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que os eleitores façam o uso de uma cola, com os números anotados. A estimativa é que cada eleitor demore, em média, pouco menos de um minuto e meio para concluir seu voto.

Documento
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel Pereira da Silva, lembra que na hora do voto, basta um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, de trabalho, habilitação, certificado de reservista ou passaporte. Não serão aceitos carteira de clube ou crachá do trabalho, certidões de casamento e de nascimento, entre outros. “Quem levar só o título não votará, quando o eleitor chegar à sessão deve mostrar o documento com foto. Como o título de eleitor não possui foto, esta é a melhor maneira de se identificar diante do mesário”, afirmou. Os dados serão conferidos com os que estão no caderno de votação, que deverá ser assinado pelo eleitor, só depois ele é autorizado a votar. A lei ainda estabelece algumas regras para o eleitor na hora da votação. 
Não será permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras, estes equipamentos devem ser deixados com o mesário antes de votar. A manifestação do eleitor dentro da seção eleitoral e nos seus arredores deve ser sempre individual e silenciosa. Vale lembrar também que não será permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comícios e carreatas. A boca de urna também é proibida e punível com detenção de seis meses a um ano ou prestação alternativa de serviços à comunidade. Também não é permitido jogar santinhos nas ruas durante a madrugada. Desde as 22h00 do dia anterior, caso alguém seja flagrado jogando santinhos nas ruas poderá ser preso. 

Segurança
Assim como em todas as eleições realizadas com urna eletrônica, os cuidados com o equipamento para evitar fraudes e também para que elas funcionem de forma correta durante o pleito são fundamentais. Para estas eleições foram realizados os Testes Exaustivos, que visa verificar justamente o funcionamento das urnas. “Simulações de eleição foram realizadas recentemente, foram colocadas urnas no cartório com candidatos fictícios e a todo o momento as pessoas que passavam por aqui votavam em algum candidato como forma de colaborar nos testes e também aprender a mexer no equipamento”, explicou Samuel. Ao fim do dia, todas as informações coletadas tiveram que ser transmitidas ao TSE como ocorre de forma real durante a eleição. “Isso foi feito em todo o Brasil e é muito importante para sabermos se os sistemas respondem bem a uma situação real”, ressaltou. Às vésperas da eleição ocorreram ainda a lacração das urnas, o processo foi acompanhado por diversas pessoas e juízes eleitorais e realizado após todos os dados dos candidatos serem arquivados nos equipamentos, quando as mídias geradas em computador que contém informações e a foto de cada candidato são colocadas nas urnas. Lacradas, as urnas garantem a segurança das informações. Os equipamentos só podem ser rompidos com o término da eleição na presença do juiz responsável pelo cartório ou caso haja algum problema que necessite a manutenção, mas sempre com a garantia de que não haja modificações nos dados coletados. Para esta eleição está previsto a utilização de 126 urnas, nove ficarão de reserva caso haja a necessidade de substituição de alguma delas. 

Confira no jornal impresso os locais de votação em Penápolis.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade