Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/04/2008

Eleição: Cartório Eleitoral alerta para prazo de alistamento

Está se esgotando o prazo para os interessados em realizar o alistamento eleitoral, ou seja, a retirada do Título de Eleitor, assim como para os que precisam transferir o documento. O procedimento deve ser feito até o dia 07 de maio, conforme a resolução 22.579 do TSE (referente ao Calendário Eleitoral das Eleições 2008) e o alerta é do juiz eleitoral, Luciano Brunetto Beltran, responsável pela 87ª Zona Eleitoral, correspondente à cidade de Penápolis.
Até agora, o movimento no cartório é considerado fraco. Segundo a chefe do órgão, Maria Luiza Barbosa Fernandes, o ideal é que os interessados procurem logo o serviço para não precisar enfrentar filas, embora o título de eleitor seja imprenso instantaneamente e entregue na hora. Segundo ela, a intensificação no atendimento deve ser verificada nos últimos dias do prazo. “Geralmente a última semana é de muito movimento e a pessoa poderá ser prejudicada com a demora na fila”, alertou.
Para realizar o alistamento, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos. É preciso ir até o Cartório Eleitoral portando qualquer documento e comprovante de residência. Para os homens com mais de 18 anos, é necessária a apresentação do Alistamento Militar. O final do prazo para o alistamento acontecerá com 151 dias de antecedência das eleições, que ocorrerão no dia 05 de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores. O mesmo procedimento vale para o eleitor que mudou de residência dentro do município e deseja pedir alteração no seu título eleitoral. Eleitores portadores de deficiência também devem solicitar sua transferência para seção eleitoral especial.
Caso não seja providenciada dentro do prazo, a inscrição eleitoral e a transferência só poderão ser requeridas novamente após o término das eleições. Isso acontece especialmente em ano eleitoral. Nos demais, o procedimento pode ser realizado em qualquer época.

Serviços
O Cartório Eleitoral da 87ª Zona fica na rua São Francisco, nº 140. O atendimento acontece das 12h às 18h. (AR)

Para que preciso de Título de Eleitor?

* O Título é emitido com a respectiva numeração, para o cidadão que se inscreve como eleitor. A inscrição eleitoral habilita o cidadão a participar da vida política de sua comunidade. Lembramos que a inscrição e o voto são obrigatórios para os que têm entre 18 e 70 anos. O Título é exigido em várias ocasiões, como por exemplo: pelo empregador no momento de sua contratação; após cada eleição, para comprovar a quitação eleitoral; para tirar ou renovar o passaporte; para tirar CPF e recadastramento de contribuintes isentos (pela Internet); para matrícula em colégios e faculdades; para inscrição em concurso público e, ocorrendo aprovação no mesmo, para posse no cargo, entre outros.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade