Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/02/2008

Educadoras Infantis fazem treinamento para berçário

Detalhes Notícia

Cerca de 80 Educadoras Infantis que atuam nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais), antigas creches municipais, participaram de um treinamento direcionado a atender crianças de 4 meses a 2 anos de idade. A capacitação foi ministrada pela Terapeuta Educacional Beatriz Rodrigues Dias Anhesini, em dois sábados, 16 e 23 de fevereiro, na sala Pedagógica da Prefeitura Municipal. O grupo foi dividido em duas turmas, e cada uma fez a capacitação em um sábado, das 8h às 12h. Conforme explicou uma das coordenadoras pedagógicas dos Ceims, Maria Teresa Viana Monteiro, através de uma avaliação feita com as Educadoras Infantis, as coordenadoras pedagógicas constataram que as Educadoras de Berçário sentiam a necessidade de uma capacitação direcionada para a idade das crianças que elas trabalham (4 meses a 2 anos). “As Educadoras de Berçário queriam aprender mais sobre as atividades que poderiam ser desenvolvidas com as crianças dessa faixa etária”, comentou Maria Teresa. “Tendo em vista de que se trata de uma fase tão importante na vida da criança, foi realizado então o treinamento com as Educadoras de Berçário I, Berçário II e as novas Educadoras contratadas para 2008”, acrescentou a chefe de serviço de creche, Leonila de Aguiar Torrezan.

Atividades
O treinamento ministrado pela Terapeuta Educacional Beatriz Rodrigues Dias Anhesini teve como foco principal as fases de desenvolvimento da criança. Foram sugeridas atividades e intervenções que podem ser feitas envolvendo a criança para seu melhor desenvolvimento. “Uma das atividades sugeridas pela terapeuta foi o esquema-corporal, em que a criança deita sobre o papel, a Educadora faz o contorno do corpo e outro aluno preenche o contorno desenhando os olhos, a boca, enfim, as partes do corpo”, explicou a coordenadora pedagógica Maria Teresa. Além das profissionais da Secretaria de Educação, participaram também do treinamento as Educadoras que trabalham no Lactário Dília Ribeiro e na Fundação Nely Jorge Colnaghi. Atualmente a Secretaria de Educação mantém em funcionamento 12 Ceims distribuídos em diversos bairros da cidade, sendo que juntos eles atendem um total de 1.072 crianças. A coordenação desse trabalho é feita por uma equipe de profissionais especializados: a chefe de serviço Leonila de Aguiar Torrezan e três coordenadoras pedagógicas, Maria Tereza Viana Monteiro, Delaine Latorre dos Santos Belo e Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro. Secom – PMP

Foto: A terapeuta educacional Beatriz Anhesini dividiu as Educadoras em grupos para discutirem as atividades

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade