Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/08/2007

Educação: Representante do MEC abrirá Conferência

Detalhes Notícia

“O sistema de educação de Penápolis no panorama brasileiro” será o tema da 3ª Conferência Municipal da Educação de Penápolis, que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro. A solenidade de abertura contará com a presença da Representante do MEC em São Paulo, a professora Iara Bernardi (foto), que falará sobre o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação. A Conferência é promovida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis.

Além de apresentar o PDE, Bernardi também falará sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa "Compromisso Todos pela Educação", lançado pelo Ministério da Educação. Professora da rede estadual de Educação de São Paulo, a representante do MEC foi vereadora em Sorocaba e deputada federal pelo PT paulista por dois mandatos. Na Câmara dos Deputados integrou a Comissão de Educação/Cultura e foi relatora do projeto que criou o Fundeb.

A abertura da 3ª Conferência será no dia 14, às 20h00, no Teatro Lúmine, e também vai contar com a participação do professor da Unesp de Marília, Celestino Alves da Silva Júnior, que falará sobre “Análise Conjuntural da Política Educacional no Brasil”.

 

Ensino fundamental de 9 anos

No sábado, dia 15, os trabalhos da Conferência começarão às 8h, no Teatro Lúmine, com palestra da secretária de Educação de Araraquara, Clélia Mara Santos. Formada em ciências sociais pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, Clélia falará sobre os fundamentos que nortearam a implantação do projeto da Escola Interativa na Rede Municipal de Ensino Fundamental de Araraquara, a partir de 2002. De acordo com a secretária, o projeto prevê três situações: Incorporação dos alunos de 06 anos no Ensino Fundamental; Ampliação do Ensino Fundamental para 09 anos e Escola organizada em Ciclos de Formação. A Escola Interativa está ancorada em três eixos norteadores da política educacional municipal: gestão democrática na educação, qualidade social da educação e escola inclusiva. A professora Clália abordará também os aspectos legais e o projeto político pedagógico da Escola Interativa.

 

Plenária

Após as palestras, a Secretaria Municipal de Educação vai apresentar aos participantes da conferência um estudo sobre a implementação do Ensino Fundamental de nove anos em Penápolis e expor a Experiência do Ensino Integral no município. Na parte da tarde, os trabalhos continuarão na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, com uma apresentação dos avanços da educação no município desde a 2ª Conferência. Os participantes serão divididos em cinco grupos para discussão dos seguintes temas: 1- Educação Integral; 2- Ensino de nove anos: a estruturação; 3- Ensino de nove anos: parte pedagógica; 4- A educação infantil: educar, brincar e cuidar (de 0 a 3 anos); 5- A educação infantil: educar, brincar e cuidar (de 4 a 5 anos). Após os debates, a plenária votará as propostas apresentadas pelos grupos. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade