Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2008

Educação elabora programa pedagógico de combate à dengue

Detalhes Notícia

Uma comissão formada por profissionais da Secretaria Municipal de Educação se reuniu na manhã de ontem, 23, para dar início ao trabalho de elaborar um programa de ações pedagógicas que visam o combate à dengue. Segundo a secretária interina da Educação, a professora Adriana Lacava Ruffato Soliani, o objetivo é interligar as ações que já estão sendo feitas nas unidades municipais de ensino.
“Ao longo desses anos, a Secretaria de Educação vem trabalhando o combate à dengue nas unidades escolares em parceria com a Vigilância Epidemiológica, porém, essas ações estavam sendo feitas de forma fragmentada, onde cada unidade trabalhava à parte, não tinha uma interação. Portanto, decidimos montar uma comissão composta por profissionais de todos os setores e elaborar um programa pedagógico para trabalhar o tema”, explicou Adriana Lacava.
Levando em conta que o problema da dengue tem que ser combatido de forma permanente com ações contínuas, o projeto de ações pedagógicas prevê atividades sobre o tema durante todo o ano. “Combater a dengue tem que ser todo dia. E pretendemos incluir esse tema nas aulas, não somente na semana de combate à dengue, ou no Dia D, mas sempre que for conveniente”, ressalta a professora Adriana. Ela explica que não vai ser um projeto a mais para ser desenvolvido pelas professoras em sala de aula, mas sim a inclusão do assunto no conteúdo das disciplinas. “Podemos estudar a dengue em aulas de matemática, através de estatísticas, em história, geografia, interpretação de textos informativos. Será um programa em que o professor vai agregar o assunto de forma contínua, contribuindo para a conscientização das crianças e conseqüentemente da população. A escola terá uma função social ao seu conteúdo”, ressaltou Adriana.

Comissão
A comissão para elaboração do programa é formada pelas seguintes profissionais: Maria Teresa Alves Viana Monteiro e Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro, representando o setor das creches municipais; Hellen Rose Pereira e Sueli Soares dos Santos, da Pré-Escola; Elisângela Aparecida Galante e Meire Felício Bueno Franco, do Ensino Fundamental; Telma Lopes Santos e Ana Lúcia Garcia Guimarães, representantes dos Cmeis (barracões comunitários) e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Dalva de Lima Ferreira. Participou também desta primeira reunião a vice-presidente do Comitê de Mobilização e Combate à Dengue, Mary Elaine Ruiz Astolfo, que também é professora e encarregada da Emef Elza Nadai Silvino. A secretária interina parabeniza ainda todos os professores que se empenharam nas atividades na semana de combate à dengue, levando a conscientização e sensibilização das crianças pelo assunto. Secom – PMP

Foto: Em reunião na Sala Pedagógica, a comissão inicia a elaboração do programa de ações contra a dengue

Comitê aprova “selo” de combate à dengue

O Comitê de Mobilização e Combate à Dengue de Penápolis aprovou na última sexta-feira, 18, o projeto de criação de um “selo” a ser concedido às empresas, escolas e demais instituições que se propuserem a dar suas contribuições nas campanhas de combate à doença. Esta é uma certificação de que determinado grupo colabora e age efetivamente no sentido de erradicar a dengue no município.
Para participar, o representante legal da empresa, escola ou outra instituição deverá assinar um Termo de Adesão proposto, onde se compromete oficialmente em fazer cumprir as metas de combate ao mosquito transmissor da dengue.
“No compromisso assumido não está inserida somente a eliminação de criadouros do mosquito, mas também a promoção de campanhas de orientação e prevenção dirigidas a funcionários, colaboradores, associados ou assistidos, dependendo da área de atuação do grupo participante. Seguindo ainda esta mesma linha podem ser realizados projetos de estímulo permanente ao combate, não deixando para agir somente em períodos críticos”, explicou a funcionária da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, que também é membro do Comitê.
Ela revelou ainda que, de acordo com a proposta, a renovação do certificado é anual e dependerá do cumprimento ou não do compromisso assumido no Termo de Adesão. O referido documento trará a assinatura do secretário municipal de Saúde, Roberto Torsiano Martins, da presidente do Comitê, Regina Ferlini Teixeira e do representante legal da empresa. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade