Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2008

Educação: Congresso norteia ações para valorização do ensino

O 30º Congresso da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), realizado na última semana em Brasília/DF, reuniu mais de dois mil representantes de professores e demais funcionários da educação para discutir as próximas ações da luta pela melhoria no ensino do país. Penápolis esteve representada no evento pela presidente da subsede do Apeoesp, Tereza Cristina Moreira da Silva, e pelas professoras Cleide Maria de Jesus de Almeida e Leovani Simões Cantazini.
Os assuntos foram debatidos durante quatro dias, de 17 a 20. As reivindicações foram revistas e devem fazer parte da pauta da categoria nos próximos três anos, caso não sejam atendidas pelo governo neste período. Segundo a presidente da subsede do Apeoesp, representantes de todos os estados participaram das discussões, por meio das quais foi possível diagnosticar a situação da educação pública. “Foram revistas e reafirmadas inúmeras questões pelas quais brigamos há tanto tempo”, comentou Tereza. Entre os pontos citados está a situação do piso salarial adicional, que o governo pretende instituir com valor de aproximadamente R$ 900,00. “É muito importante a aprovação, mas não com este valor”, criticou a representante, “Este piso chega a ficar abaixo do valor do piso atual referente a 40 horas de trabalho. Por outro lado, são muitos os profissionais que ganham cerca de R$ 500,00, ou seja, queremos que isso seja corrigido e que o piso seja de acordo com o DIEESE [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos], que sempre foi nosso parâmetro”, disse Tereza.

Qualidade
As discussões durante o Congresso mostraram a urgente necessidade da educação brasileira em contar com profissionais qualificados. Em entrevista a uma agência de notícias, a presidente da CNTE, Juçara Vieira, fez um balanço do evento e afirmou que há sérios problemas em todo o país a respeito da aprendizagem, comprovados por meio de pesquisas e estudos. No encerramento do evento em Brasília, foi realizada a eleição para a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para a gestão 2008/2011. A chapa vencedora foi “Luta e Compromisso com 80,71% dos votos. O novo presidente do órgão, Roberto Franklin Leão, reforçou à imprensa nacional que a instituição do piso salarial será o principal ponto da luta pela melhoria no ensino. Segundo ele, uma grande mobilização acontecerá no mês de março, podendo inclusive resultar em greve. O presidente citou ainda a existência de dois projetos importantes para a categoria, e que tramitam atualmente no Congresso Nacional. Um deles é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), que altera o artigo 61 da Lei de Diretrizes de Base da Educação (LDB) e inclui os funcionários de escolas na categoria de educadores. O outro, do deputado Carlos Abicalil (PT-MT), estabelece as diretrizes gerais do plano de carreira para os profissionais de educação básica. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade