Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/09/2010

EDUCAÇÃO: Alunos se preparam para os vestibulares mais concorridos

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A partir da segunda quinzena de setembro até a primeira de dezembro, muitos jovens devem passar momentos tensos em suas vidas com a realização do vestibular. Esta fase é considerada por muitos os mais difíceis, pois se trata da escolha da profissão que exercerão durante toda a carreira profissional. Neste período de quatro meses ocorrerão os maiores e mais disputados vestibulares do Estado e do país.

O professor de matemática Júlio César Pugin, 44 anos, que é da cidade de São José do Rio Preto-SP e ministra aulas no colégio Anglo de Penápolis, explica que o aluno que deseja ter um bom resultado no vestibular deve, em primeiro lugar, organizar seu tempo para não atropelar os estudos. Ele informa também que é importante continuar os estudos da aula no mesmo dia em casa. "O aluno precisa ter o seu tempo muito bem organizado, isso é primordial. Outra coisa fundamental é o estudante continuar estudando a matéria que ele viu na aula, aproveitar que tudo está fresco na cabeça", revelou. Ele lembra aos alunos que têm dificuldades com algumas matérias que a procura por ajuda de professores é fundamental, pois eles ajudam a tirar dúvidas, é sempre bom consultá-los. Estudar com amigos também é legal, mas é preciso tomar cuidado para não dispersar com conversas alheias", ressaltou. Reforçar as matérias estudadas, refazer provas de vestibulares de anos anteriores e sempre manter o ritmo dos estudos são outras dicas fundamentais para ter um bom desempenho na hora da prova. Porém, todos precisam descansar e ter seus momentos de lazer para não se estressar com os estudos. "O aluno precisa estar bem tranqüilo na hora da prova, ter uma boa noite de sono e se alimentar bem. Tudo isso vai ajudar bastante na hora da concentração", afirma Júlio.

Alunos

Iago Blanco Bachiega, 18 anos, é aluno de cursinho pré-vestibular e estuda para as provas de Medicina na Unicamp (Universidade de Campinas). Larissa Mendes de Souza, 18 anos e Patrícia Martines Evangelista, 18, estudam para o vestibular do curso de Direito em uma faculdade Pública Estadual ou Federal. O que eles têm em comum? Todos sofrem com o medo e as dificuldades do vestibular. O trio revelou que há muita pressão para um bom desempenho no vestibular, tanto dos pais como dos professores, mas ressaltam a importância dessa fase.

"A pressão e a cobrança existem, tanto das outras pessoas como de nós mesmos, mas isso é bom, pois temos que ter a consciência da importância deste momento", afirmam os alunos. Larissa fala sobre suas dificuldades na hora de estudar. "É cansativo, é preciso estar concentrado e muita dedicação, mas é algo que vale a pena, quando você tem um objetivo deve correr atrás", comentou. Questionados, os três jovens observam que o medo é a principal dificuldade na hora do vestibular. "Quando você pega a prova, todo o esforço de um ano inteiro passa na sua cabeça. A responsabilidade é enorme e isso assusta muito", destacou Patrícia.

Provas

O Vestibular da USP (Universidade de São Paulo) que tem as provas realizadas pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) é considerado o maior do Brasil. Este ano a universidade disponibilizou 10.652 vagas para diversos cursos, o problema é que, segundo a FUVEST, foram feitas mais de cem mil inscrições.

A prova geral é realizada em três fases, a primeira está marcada para o dia 28 de novembro. Além da USP, universidades como a UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) e a UNICAMP (Universidade de Campinas) também apresentam um grande número de inscrições de alunos do Estado de São Paulo e de outros Estados do país. (Rafael Machi)

Foto: Patrícia, Larissa e Iago falam sobre o medo na hora de prestar o vestibular

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade