Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/07/2010

ECONOMIA: Grupo indiano adquire 50,34% da Equipav

DA REPORTAGEM

O grupo indiano Shree Renuka Sugars Ltd. adquiriu na semana passada a maior fatia da Equipav Açúcar e Álcool, que tem usinas nas cidades de Promissão e Brejo Alegre. Desde fevereiro o grupo vinha negociando a compra da empresa, sendo confirmado a aquisição ontem à tarde por Luis Paulo Santana – diretor superintendente do grupo. “A Shree Renuka adquiriu a participação majoritária de 50,34% na Equipav. Os atuais acionistas da empresa continuarão detentores da participação remanescente, sendo 49,66%”, comentou. O investimento foi de R$ 450 milhões, destinados à expansão das unidades, redução de 100% da dívida do grupo. O diretor superintendente garantiu que ontem começaram ser realizados os pagamentos referente as dívidas que a empresa possui. As usinas Equipav e Biopav processam 10,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, podendo ser ampliado 12 milhões de toneladas na safra 2011. Ambas geram 6.600 empregos diretos.Além disso, a Equipav vende anualmente ela 500 mil MW (megawatts). hora. Depois de ampliada deve chegar a capacidade de 1 milhão de MW hora por ano. “Esta quantidade dá para abastecer mais de dois milhões de habitantes”, destacou. Ainda de acordo com Luis Paulo, a parceria com a Renuka cria um canal entre o país de maior produção de açúcar e a nação de maior consumo do produto. A venda do controle acionário da Equipav amplia ainda mais a participação estrangeira no setor sucroalcooleiro do Brasil. Entre dezembro de 2009 e este mês, a Bunge definiu a aquisição de cinco usinas do Grupo Moema, capazes de moer 13,5 milhões de toneladas de cana por safra. Ainda em fevereiro, a Cosan anunciou a parceria com a gigante petroleira Shell. No ano passado, à francesa Louis Dreyfus Commodities (LDC) ficou com 60% da Santelisa Vale, na região de Ribeirão Preto.

Grupo
A compra da fatia majoritária da Equipav é o segundo negócio do grupo indiano em quase quatro meses no Brasil. Em 11 de novembro, a companhia anunciou a compra das duas unidades sucroalcooleiras da Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, em São Pedro do Ivaí (PR). O valor total das unidades paranaenses compradas, que processam 3,1 milhões de toneladas de cana, chegou a US$ 240 milhões e incluiu 18 mil hectares de terras, associações nos dois maiores terminais de exportação de açúcar e de álcool do Paraná e ainda na CPA Trading, responsável pela comercialização de 60% do etanol daquele Estado. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade