Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/03/2008

Doação: Associação Protetora dos Animais recebe ração do Rotary

Detalhes Notícia

A Associação de Senhoras Rotarianas de Penápolis XV de Março realizou a doação de vários sacos de ração para cães e gatos à Associação Protetora dos Animais. Na última quinta-feira, a presidente Roselis Nabas Ventura Valim esteve no local onde os animais são tratados, para efetuar a entrega. Também esteve presente a tesoureira da Associação das Senhoras, Sonia Pânico, que também colabora com a entidade beneficiada sendo sócia contribuinte, e que teve a iniciativa de realizar a campanha.
Como as mulheres do Rotary realizam periodicamente confraternizações junto aos aniversariantes do mês, que escolhem uma entidade para ser contemplada com a doação de algum material que estejam precisando, Sonia, única aniversariante de fevereiro, escolheu beneficiar o grupo que cuida dos animais sob várias dificuldades financeiras.
“Não só rotarianos como outros amigos nos ajudaram na arrecadação”, comemorou ela, que tem uma cachorra Dálmata, de dois anos, e ficou sensibilizada com a situação dos animais da Associação, “O adestrador da minha cachorra também se comprometeu com a causa e doou vários quilos de ração da sua loja”, comentou Sônia, sobre o adestrador e comerciante Arnaldo dos Reis, da loja Natureza Animal.

Sustento
Entre ração para cães e para gatos, foram doados 384 quilos, quantidade suficiente para suprir as necessidades dos animais por cerca de três meses, segundo o presidente da Associação, Aires Reina Parra, que agradeceu a iniciativa. “Este é o primeiro clube de serviço que nos dá uma ajuda deste porte”, comentou.
Roselis contou ainda que em breve será lançado o projeto “Cão Amigo”, com parceria do Rotary e da Casa da Amizade, que buscará recursos para a Associação.
Já para a próxima campanha dos aniversariantes, ela adiantou que o grupo a ser beneficiado deve ser voltado à juventude. “Temos três aniversariantes em abril e elas estão amadurecendo esta idéia”, comentou. Como no mês de março não há nenhuma integrante aniversariante, o mês foi marcado pelo evento “Corpo e Alma”, onde o público doou agasalhos para o Fundo Social da cidade. “Pretendemos, então, fazer durante este mês uma campanha interna, também objetivando arrecadar agasalhos para o Fundo”, explicou Roselis. (AR)

Associação sobrevive com contribuições da população

Fundada em 1995, a Associação Protetora dos Animais sobrevive da boa vontade e do esforço de algumas pessoas que lutam mensalmente para sustentar os animais. A entidade conta apenas com uma funcionária remunerada, e recebe da Prefeitura ajuda como linha telefônica, água e energia elétrica, além de uma cesta básica cedida à funcionária. Os demais participantes da diretoria são voluntários, que realizam mensalmente bingos para angariar recursos.
“Nós compramos brindes para doação e depois compramos as cartelas, já que muitas vezes são bem poucas as pessoas participantes”, comentou a tesoureira Vilalva Caminheiro Gomes Bagio. Já os cerca de 120 sócios contribuintes colaboram mensalmente com valores que variam de R$ 5,00 a R$ 100,00.
O local, cedido pela administração municipal na gestão de Alidino Valter Bonini, abriga atualmente 250 gatos e cerca de 20 cachorros. “Temos 12 filhotes que estavam abandonados nas ruas e eles estão disponíveis para adoção”, comentou a tesoureira. Ainda segundo ela, o número de cães atendidos sempre varia muito porque, além das adoções, os problemas com a leishmaniose obrigam ao sacrifício de muitos deles. Os cuidados com a saúde dos animais são garantidos pela ação voluntária da veterinária Larissa Lundstedt. Funcionária da Zoonose, Larissa visita a associação nos horários de folga e até no período noturno.

Transporte
A falta de condições de transporte também é um grande problema para quem trabalha no cuidado com os animais. Segundo o presidente, o recolhimento de gatos e cachorros das ruas é feito com seu próprio veículo. “Além de não termos um carro, falta o equipamento próprio para a captura, para resgatarmos o animal com segurança para ele e para a pessoa que está trabalhando”, comentou Aires.
O endereço da Associação não será divulgado a pedido da diretoria. “Não temos nenhuma condição de cuidar de mais animais, e as pessoas não entendem isso, deixam um ou vários animais abandonados defronte ao prédio, ao invés de oferecerem alguma forma de ajuda”, lamentou o presidente. Interessados em adotar algum animal ou contribuir com a entidade, financeiramente ou com materiais, podem telefonar para 3653-7060. (AR)

Fotos:

A Associação cuida de 250 gatos

O presidente Aires Parra e a tesoureira Vilalva Bagio

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade