Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/12/2011

Dicas de Segurança: O GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

São vários os relatos de pessoas que receberam um telefonema noticiando um falso sequestro. Em alguns dos casos as ligações são efetuadas por marginais que efetuam a ligação para um número aleatório, e começam dizendo que sequestraram alguém, neste caso sem dizer o nome da pessoa (porque o bandido não sabe) então a pessoa que recebeu a ligação acaba dizendo o nome do seu ente querido ao marginal, momento em que começa a teatralização onde comparsas simulam barulhos de agressões, pedidos de socorro, imploram pelo pagamento do resgate etc.
Existem noticias de alguns golpes mais elaborados, onde marginas simulam promoções, pedindo o preenchimento de formulários onde a vítima acaba preenchendo algum tipo de ficha, contendo seu nome, endereço, estado civil, filhos e demais dados que o marginal acha que possa ajudá-lo no golpe, pois no momento da ligação o golpista de posse das informações vai dizer que sequestrou seu filho dizendo seu nome (pois consta na ficha que foi preenchida como se fosse de uma promoção) e a vítima se desespera chegando a efetuar o pagamento do que lhe é pedido sem verificar a veracidade dos fatos.
Em outros casos os marginais copiam o nome da pessoa e o telefone de etiquetas presas em bagagens que ficam a vista em Terminais Rodoviários ou Aeroportos, anotando inclusive as características físicas da pessoa.
Caso você atenda uma ligação desse tipo MANTENHA A CALMA, mas se você atendeu a ligação, tente entrar em contato com o seu parente ou ente querido que a pessoa do outro lado da linha diz estar sequestrada e entre em contato com a polícia imediatamente.

Dicas para evitar o golpe do falso sequestro
Não forneça seus dados a estranhos na rua sob pretexto de participar de sorteios ou promoções;
Ao atender uma ligação de estranhos nunca diga seu nome ou de seus familiares, atenda perguntando com quem a pessoa quer falar;
Mantenha a calma;
Entre em contato com a pessoa que “dizem estar sequestrada”;
Se você for a algum lugar que o celular tenha que ser desligado avise seus parentes mais próximos;
Se você não tiver certeza de que se trata de um “trote” não discuta nem xingue a pessoa do outro lado da linha, pois mesmo sendo a probabilidade mínima de tratar-se um sequestro  real, ela existe.
Cuidado com as informações que você disponibiliza nas redes sociais e na internet.
Por fim, não é impossível que algum ente querido seja sequestrado, no entanto a maioria das ligações noticiando sequestros é uma tentativa de golpe, por isso devemos sempre desconfiar da ligação e comunicar a polícia imediatamente.
      
1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Penápolis
 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade