Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/02/2013

DICAS DE SEGURANÇA: Estado de SP intensifica fiscalização em casas noturnas

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça, 29, o início da operação Prevenção Máxima, que consiste na vistoria de todas as casas noturnas do Estado de São Paulo. "Todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados serão vistoriadas, e depois todas as demais", afirmou.

A medida é uma ação preventiva a casos como o de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em que mais de 230 pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas após incêndio numa casa noturna na madrugada de domingo, 27. A operação Prevenção Máxima vai envolver 300 equipes de bombeiros.

Alckmin lembrou que o Estado de São Paulo é rigoroso. "Temos a melhor legislação do país, a mais avançada e um grande rigor. Nos Bombeiros da capital, de cada dez pedidos de abertura de casa noturna, sete são negados na primeira inspeção", disse Alckmin. Ainda assim, o governador não descarta a possibilidade de revisão da lei caso haja necessidade.

Cabe a Polícia Militar através do Corpo de Bombeiros, analisar se os estabelecimentos atendem as normas previstas no Regulamento de Segurança contra Incêndio em Edificações e Áreas de Risco, publicado em decreto do governador em 2011.
    A análise feita pelos Bombeiros é uma vistoria in loco. Se nela se constatar que equipamentos, instalações e procedimentos de segurança estão regulares, um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é emitido ao proprietário.

   Para boates, cinemas, casas de espetáculos e estádios, o AVCB tem validade de um ano. Vencido o prazo, uma nova vistoria tem que ser realizada.

 

Treinamento

O governador visitou o Centro de Operações dos Bombeiros, na capital, e participou de uma aula do curso de prevenção de acidentes e catástrofes, que integra o pacote de medidas a serem tomadas visando a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O curso é voltado ao socorro de vítimas de desastres ou acidentes, realizado em parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria da Saúde.

A preocupação dos organizadores é preparar os profissionais de saúde para atender os turistas que visitarão o Estado por conta do evento esportivo. Serão 45 horas de treinamento, divididas em cinco dias. Segundo Alckmin, "o treinamento na questão de socorros, tragédias e atendimento é para a melhoria na gestão e formação de profissionais".

 

 

fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=30465

http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=30457

 

Por 1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega

Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade