Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2012

DIANA: Sindicato Rural e Senar qualificam trabalhadores

Divulgação
Detalhes Notícia
A qualificação aconteceu através do programa Cana Limpa, uma atividade do Senar

A/I - Sindicato Rural de Penápolis

 

O Sindicato Rural de Penápolis (SIRP), através de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/SP), realizou, de 13 a 18 de agosto, na Destilaria de Álcool Nova Avanhandava, a Usina Diana, em Avanhandava, um trabalho de aperfeiçoamento da mão-de-obra de cortadores de cana visando maior qualidade e segurança na atividade. A qualificação aconteceu através do programa Cana Limpa, uma atividade do Senar, que visa melhorar a qualidade do corte – o que implica em maior produtividade e segurança dos trabalhadores. Foram 250 trabalhadores que aprenderam a cortar a cana-de-açúcar manualmente conforme técnicas apropriadas.

Durante os dias de curso foi possível aos participantes compreender melhor todo o sistema da cultura e sua importância, assim como benefícios como redução de perda e desperdícios, aumento da segurança e diminuição dos riscos de acidentes. A participação e frequência do grupo são sempre boas, mostrando que o público está satisfeito com o programa. Jocitan Pereira da Silva, colaborador e aluno, elogiou a atuação da instrutora que segundo ele, consegue passar muitas informações boas e ainda divertir os alunos, fazendo com que o curso seja prazeroso. A instrutora, Rose Ferreira de Castilho, explicou que durante o curso o colaborador entende sua importância para o processo e para o setor, assim como a importância da qualidade do trabalho dele para o bom funcionamento do sistema de produção de cana-de-açúcar, tão importante em todo o país. O mobilizador do SENAR na região, Rafael Cortez, ressaltou que o programa é realizado durante o período de trabalho dos colaboradores, para não influenciar na rotina, sendo o momento cedido pela usina. Eduardo Corbuci, diretor agrícola da usina, destacou a importância da parceria com o Sirp, e ressaltou que o curso é de extrema importância para que o colaborador perceba todo o processo do seu trabalho, que vai desde o momento em que ele sai de casa preparado até sua qualificação para o trabalho. O presidente do Sirp, Dr. João Castilho, explicou que o convite para a Usina Diana participar do programa faz parte da divulgação das ações do SENAR. Na oportunidade, o presidente parabenizou os diretores da usina, que mostram sua preocupação com o trabalhador rural, colaborando sempre com o sindicato. João Castilho ainda ressaltou que é muito importante que empresas como a Diana observem as vantagens de oferecer essas qualificações para seus trabalhadores, uma vez que é possível fazer a integração do capital com o trabalho, diminuindo os acidentes, aumentando a proteção e melhorando a qualidade do trabalho.

 

Cana Limpa

O Programa Cana Limpa, lançado em São Paulo, em 2004, é desenvolvido especialmente para atender a demanda das usinas de cana-de-açúcar e de álcool. O programa tem como objetivo a capacitação de mão-de-obra de todo o segmento sucroalcooleiro, do plantio à colheita, do transporte da matéria-prima à fabricação de açúcar e álcool, para que os trabalhadores possam oferecer melhores serviços, com qualidade, segurança e produtividade.

O conteúdo programático do Cana Limpa inclui aspectos gerais da cultura da cana-de-açúcar, sistemas de colheita, importância do corte manual, soqueira, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos ou ferramentas de trabalho, qualidade da matéria prima, benefícios da implantação de um programa Cana Limpa, queima controlada da palha da cana, corte da cana-de-açúcar, operações de corte, procedimentos para o corte, modalidades de corte, ações não desejáveis no corte manual, corte de cana para muda, carregamento e transporte da cana-de-açúcar e recomendações de saúde, educação e meio ambiente. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade