Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2018

Desrespeito: Descarte de lixo na Amadeu Soliane gera reclamações

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Restos de comida e até um colchão velho foi abandonado no local

DA REPORTAGEM

Mais uma vez a falta de educação e respeito por parte de algumas pessoas têm gerado reclamações de moradores por conta do lixo que é descartado de forma irregular em meio às vias públicas. Desta vez, o problema acontece na rua Amadeu Soliane, na região do bairro Cecap. Esta não é a primeira vez que o DIÁRIO mostra o problema que afeta diretamente os moradores próximos dos lugares que são usados como “lixão”. 
A reportagem esteve na citada rua, próximo à rodovia Arnaldo Covolan e constatou que a grande quantidade de lixo jogado no local. Além de galhos secos de árvores, é possível encontrar no espaço restos de comida, sacolas com lixo orgânico e até mesmo uma TV antiga e um colchão abandonados. 
Durante a permanência da reportagem, moradores próximos abordaram a equipe para reclamar da situação. Eles contam que não somente o lixo, mas animais mortos também são jogados no local, gerando muito mau cheiro. Um dos moradores próximos, afirmou que, quando há grande concentração de lixo na rua, também aumenta o aparecimento de moscas e insetos em suas casas, outro problema que também tem gerado muito incômodo. O desrespeito por parte das pessoas ocorre mesmo com a presença de uma placa no local advertindo sobre a proibição do descarte irregular de lixo e outros materiais.
Também há advertência respaldada através de Lei Federal, e ainda os telefones da Polícia Militar Ambiental e do Departamento de Água e Esgoto de Penápolis - Daep, para que sejam feitas as denúncias.
Entretanto, a placa é ignorada por muitas pessoas que insistem no descarte de lixo e entulhos no local.
O mato alto de terrenos particulares próximos também gera incômodos. Os moradores afirmam que o problema existe há algum tempo e que, por mais que a Prefeitura faça a limpeza do local, sempre acabam jogando mais lixo.

Limpeza
Mais uma vez a reportagem entrou em contato com o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, o Batata, por conta da situação. Ele voltou a afirmou que semanalmente uma equipe do Daep com caminhão e maquinário faz a limpeza do local citado na matéria e também diversos outros pontos da cidade onde ocorre o descarte irregular de entulhos. Segundo ele, o desrespeito por parte de algumas pessoas ainda é grande. “O problema é que nós fazemos a limpeza numa semana e quando retornamos na semana seguinte a situação já e a mesma novamente. Falta conscientização de algumas pessoas sobre o problema causados às pessoas próximas e também ao meio ambiente”, comentou. 
É justamente pensando nesta questão da conscientização que o Daep promove, regularmente, diversas campanhas alertando as pessoas sobre os problemas que o descarte irregular causa, muitas delas são realizadas através do Centro de Educação Ambiental (CEA), que atua entre as crianças e adolescentes. “Nas campanhas estão os alertas em meios de comunicação, a distribuição de panfletos e até mesmo de porta em porta, conversando com as pessoas”, acrescentou.
Penápolis possui seis Ecopontos que recebem diversas toneladas de entulhos todos os dias. Os Ecopontos recebem entulho de pequenos reparos em construções, restos de limpeza de jardins e galhos.
Além disso, a coleta de lixo orgânico é realizada casa a casa, três vezes na semana e a coleta seletiva é realizada semanalmente em todos os bairros da cidade. 
Vale destacar que a legislação municipal prevê multas em casos de descarte irregular como vem ocorrendo no bairro. Se o descarte ocorrer em um terreno particular e não é possível identificar o autor, o proprietário é notificado e, se não realizar a limpeza em 24 horas é multado em 30.45 UFP’s. Em caso de flagrante ou denúncia, a notificação é realizada no endereço da pessoa responsável pelo ato. A multa é do mesmo valor.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade