Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/09/2011

Desenvolvimento Infantil: Membros da Rede CAAS iniciam pós-graduação pela USP

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Inês Peters e Alexandre Gil: “Na universidade, estamos em contato com o que há de mais moderno e atual em termos de desenvolvimento infantil”

Profissionais penapolenses vinculados à Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), projeto administrado pela Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, iniciaram no último final de semana um curso de especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil na Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo).
Com 12 meses de duração e carga horária de 420h, a iniciativa inédita pretende formar especialistas aptos a contribuir para o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento infantil, especialmente quando se trata dos profissionais que lidam com os cuidados e estímulos de crianças com idade entre 0 e 3 anos. De Penápolis, participam as profissionais da Secretaria de Educação, Leonila de Aguiar Torrezan e Adriana Belletti, Cláudia Carmona Slavez, da Santa Casa de Penápolis, Maria Inês Peters e Alexandre Gil de Mello, da Rede CAAS, e Rosiley Berbel, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
A especialização capacita os profissionais a gerir projetos em Desenvolvimento Infantil, trabalhando a responsabilidade social e a intersetorialidade na promoção do mesmo. Com professores renomados, entre eles a Prof.ª Dr.ª Anna Maria Chiesa e o Prof. Dr. Saul Cypel, livre docente em neurologia, que já participou da 1ª Semana do Bebê de Penápolis, o curso multidisciplinar permite aos profissionais capacitados a proceder a um processo de multiplicação dos conhecimentos junto aos profissionais do município envolvidos em diferentes setores, tais como a educação e a saúde.
“A partir do momento em que esse conteúdo chega a estes profissionais, a prática é aperfeiçoada”, explica Alexandre Gil. “Na universidade, estamos em contato com o que há de mais moderno e atual em termos de desenvolvimento infantil”, acrescenta. A psicóloga e secretária-executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, esclarece que a monografia, trabalho exigido para a conclusão de curso, tem por objetivo fomentar esta discussão aqui no município, a partir de um núcleo que vai reeditar este conhecimento para os profissionais locais.
Ainda sobre esta pesquisa científica, Peters e Gil dizem que é esperado pela coordenação do curso que o trabalho seja o de confrontar e trabalhar a realidade encontrada em Penápolis, isto é, analisar as mudanças na visão dos profissionais que lidam com crianças no município. “Eles querem confrontar o que foi transmitido como conhecimento e verificar como este está sendo refletido na prática”, comentou a psicóloga.
Acerca das políticas públicas, Gil citou a interessante análise do Dr. Marcos Kisil, consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que avalia que para cada dólar investido em desenvolvimento infantil, o retorno pode chegar a 17 dólares, uma questão que aponta parte dos caminhos das políticas públicas para reduzir a pobreza e estimular o crescimento econômico.
De acordo com os membros da Rede CAAS, transformar a primeira infância em prioridade exige um olhar ampliado para outras necessidades essenciais dessa fase da vida. “Mais que sobrevivência, é preciso garantir às crianças oportunidades para o seu desenvolvimento integral. Esse olhar requer uma mudança no entendimento sobre a criança e uma ação efetiva do poder público e da família”, concluíram.

Rede CAAS/Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade