Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2011

Deputado faz palestra em Penápolis sobre Conjuntura Educacional

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Deputado Simão Pedro defendeu a ampliação dos recursos do Orçamento para a Educação

Atendendo convite da Secretaria Municipal de Educação, o deputado estadual Simão Pedro esteve no último sábado em Penápolis para debater com os professores da redes municipal e estadual de ensino a conjuntura educacional de São Paulo e do Brasil. O encontro, aberto para outros interessados, foi na Câmara de Vereadores e destacou a atuação do Governo na Educação do Estado e as dificuldades encontradas pelo professores em permanecer no Magistério.
O deputado também teceu comentários sobre a sua atuação parlamentar e as dificuldades encontradas na Assembleia, que vive um momento de crise, pelas denúncias sobre   negociações de emendas parlamentares e defendeu a transparência na liberação das emendas.
Especificamente sobre a Educação, o deputado defendeu a ampliação dos recursos do Orçamento. “Pedimos 10%, o governo ofereceu menos, mas acreditamos que deverá ficar entre 8% e 10%”, disse o deputado durante o debate. Ele defendeu ainda o aperfeiçoamento dos professores, combate ao analfabetismo, retomada da discussão do Plano Estadual de Educação e concurso público para professores.
“Nós precisamos de um plano e São Paulo não tem um para a educação e os cerca de 50% de professores  não concursados encontram dificuldades para seguir carreira”, explicou o deputado, argumentando que esses professores, por estarem a cada ano ou semestre em unidades escolares diferentes, não criam uma relação próxima com seus alunos e não podem construir uma carreira na educação.
Para ele, apesar de São Paulo possuir uma das maiores rede de ensino  a qualidade é baixa e isso reflete nos baixos índices de aprendizado dos alunos e na desmotivação de grande parte de professores e funcionários pelos baixos salários.

Tecnologia
O palestrante disse que é preciso colocar a Educação em sintonia com as mudanças tecnológicas e defendeu a disponibilização de conteúdos didáticos (atualizados) para a preparação de aulas dos professores. “Nós estamos muito atrasados, as novas tecnologias estão chegando e somente as escolas particulares estão acompanhando e estão à nossa frente”, lamentou o parlamentar. Para ele, o Estado tem que aplicar mais recursos, estar à frente disso e promover parcerias e promover um pacto para que os projetos cheguem à população. Defendeu ainda parcerias com as universidades (USP, UNESP e UNICAMP) voltadas para a educação estadual para a formação e aperfeiçoamento de professores. Após as explicações, o deputado ouviu sugestões e reivindicações dos professores presentes, ampliando assim o debate sobre a educação.
O prefeito João Luís dos Santos, ao falar na abertura da palesta, subsidiou o palestrante com informações sobre a educação municipal, destacando todos os investimentos que fazem da rede municipal uma referência, incluindo a aquisição de equipamentos, tecnologias e a didática aplicada aos alunos. Também fez referências ao suporte pedagógico dado aos professores, bem como  aos demais servidores que atuam na rede.
“Para se ter uma ideia, os professores da Prefeitura de Penápolis, em início de carreira, por 35 horas semanais de trabalho, ganham quase o dobro do piso nacional, que é de R$ 1.187,00, por 40 horas”, disse o prefeito. Ainda, comparando a valorização na rede municipal, um professor com Mestrado e mais de 10 anos de carreira, ganha hoje por 35 horas no Estado menos que o piso do inicial no município.
O secretário municipal de Educação, professor Cledivaldo Donzelli, também destacou os investimentos em sua área e a parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) que vem trazendo resultados importantes e mudando o perfil da educação infantil no município, ampliando o elo entre pais e escolas. “Temos muito o que fazer e sabemos que isso não se faz em um, dois, três ou quatro anos, mas estamos no caminho certo”, disse Cledivaldo, citando outros exemplos e projetos que ajudam na melhoria do ensino municipal.

Palestrante
Simão Pedro é graduado em Filosofia e Mestre em Sociologia Política pela PUC-SP. Foi eleito Deputado Estadual (PT) em 2002,  reeleito em 2006 e 2010. Na Assembleia Legislativa é autor de dezenas de projetos em tramitação, coordena as frentes parlamentares pela Reforma Agrária; pela Segurança Alimentar e Nutricional; de apoio às Rádios Comunitárias; Pró-Economia Solidária, em defesa do Metrô Público e Estatal; em Defesa dos Quilombolas e Comunidades Tradicionais; em defesa da Educação Técnica e Tecnológica; pela Habitação e Reforma Urbana, onde mantém forte interação com as demandas populares. Foi presidente da Comissão de Educação em 2008  e 2009; presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas e vice-presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, de 2007 à 2010. Hoje está em seu terceiro mandato.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade