Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/08/2009

Decoração Natalina: Confecção com materiais reciclados

Detalhes Notícia

Alunos da rede municipal e estadual de ensino e outros segmentos da comunidade têm participado ativamente da campanha de arrecadação de garrafas PET e latinhas de alumínio para decoração natalina deste ano. Segundo o coordenador da comissão organizadora do Projeto “Natal de Luzes – Natal Participativo”, Durval Correia Leite, o Tuca,  Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, os alunos têm participado efetivamente do Projeto arrecadando muitas garrafas e latas de alumínio. Faz parte da  campanha o sorteio mensal de uma bicicleta, sendo que a cada 10 garrafas pets ou 5 latas entregues é fornecido um cupom para concorrer ao prêmio.  A campanha conta com o apoio da Corpe, Daep, ACE, secretarias municipais de Educação, Planejamento, Cultura, Obras e Serviços, Comunicação e Diretoria de Ensino de Penápolis. O secretário Tuca explica que as latinhas de alumínio arrecadadas são para compensar financeiramente a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) que durante o período da campanha não está obtendo a renda oriunda das garrafas plásticas. Semanalmente, funcionários da Corpe recolhem os materiais nos postos de arrecadação. Tuca comenta que desde o início do projeto não houve dificuldades para as pessoas entregarem o material reciclado. “Queremos embelezar toda a área central da cidade com os enfeites que estão sendo confeccionados com o material reciclado” disse. Tanto as oficinas de arte e trabalhos manuais são ministrados pelo arte educador Marco Antônio Filippim.
Decoração Natalina na Área Central da Cidade
A decoração natalina, a princípio será feita na área central da cidade, que compreende os quadriláteros das ruas Dr. Ramalho Franco e Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, bem como as avenidas Rui Barbosa e Eduardo de Castilho, onde geralmente se concentram o maior número de pessoas. Para o sucesso deste projeto, Tuca destaca que há muita gente participando das oficinas, colaborando com os trabalhos desenvolvidos, e “além dos funcionários da Secretaria de Cultura, contamos com estagiários contratados para participar da decoração”, enfatiza ele. O projeto conta também com o apoio do Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), Cras, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Escola da Família e Lactário Dília Ribeiro. “Todos os envolvidos com a confecção dos enfeites estão muito entusiasmados em colaborar com o Projeto, assim podemos afirmar que temos boas expectativas em relação a decoração natalina deste ano”, explicou o secretário.
Nota da Redação: Não só os alunos, mas toda a comunidade penapolense pode participar do Projeto e concorrer no final de cada mês, a uma bicicleta, juntando 10 garrafas pets ou 5 latas com direito a um cupom para o sorteio. O material pode ser entregue na Prefeitura, nas escolas municipais ou estaduais onde há postos de coleta, como por exemplo nas escolas Dr. Carlos Sampaio Filho e Augusto Pereira de Morais, localizadas no centro da cidade onde é mais fácil o acesso. Participe! (IA)

Foto: Um grande número de pessoas participa das oficinas, colaborando com os trabalhos desenvolvidos

Entenda o projeto

A idéia de decoração natalina com materiais recicláveis está cada vez mais difundida. É uma alternativa que une criatividade, baixo custo e, principalmente, consciência ecológica. Com a realização do “Natal de Luzes – Natal Participativo” as pessoas sentem-se valorizadas e capazes de construir algo útil e belo.  Reaproveitar materiais como a garrafa PET é respeito pela vida humana e pelo meio ambiente. Este é o verdadeiro espírito de transformação do Natal. A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5Kg. Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Somando-se toda a produção mundial, os números são assustadores. Uma garrafa plástica pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e  reintegrar-se ao meio ambiente e uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos . Porém, todo esse material pode ser reaproveitado e transformados em novos produtos e matéria prima para a decoração de Natal de nossa cidade. Com esse projeto pode-se promover a educação ambiental; minimizar os impactos ambientais pela disposição final dos resíduos sólidos (garrafas de PET e latinas de alumínio); levar a comunidade, e principalmente os alunos, a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente e colaborar para a construção de uma sociedade sustentável. (Secom – PMP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade