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CIDADE & REGIÃO

13/04/2014

DE avalia com positividade os resultados do Idesp

DA REPORTAGEM

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou nesta semana o resultado avaliativo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O resultado foi considerado positivo para as escolas abrangidas pela Diretoria de Ensino (DE) da Região de Penápolis, apontando melhoria na qualidade de ensino das escolas públicas estaduais referentes ao ano letivo de 2013. Para a Diretoria, os números foram positivos tanto nos anos finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Segundo o especialista em educação, Luiz Cláudio Tonchis, a Diretoria de Ensino de Penápolis avançou 15,97% no 9º ano do Ensino Fundamental e 3,57% no Ensino Médio com relação ao ano anterior. “A maior parte das escolas de responsabilidade da DE de Penápolis conseguiram um avanço significativo no índice de cumprimento de metas. Além disso, estão acima da média estadual nas modalidades de ensino”, comentou. Segundo dados da DE, das escolas avaliadas, 9 atingiram ou superaram as metas fixadas pela Secretaria Estadual da Educação, no Ensino Fundamental, Médio ou em ambos. Outras duas escolas também tiveram resultados considerados positivos, já que atingiram parcialmente as metas. 

Metas
A EE Yone Dias de Aguiar e a  EE Dr. Carlos Sampaio Filho, de Penápolis, superaram as metas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O mesmo ocorreu com as Escolas Estaduais Manoel Bento Neto, de Santópolis do Aguapeí e José Florentino de Souza, de Braúna, sendo que esta última foi a escola que apresentou maior desenvolvimento em relação ao ano anterior, atingindo 18,82%. Já a escola que obteve melhor desempenho na área da DE foi a EE Ester Eunice Faria de Oliveira, de Penápolis. Segundo a dirigente regional de ensino, professora Sueli Aparecida Silva Bonfietti, a meta da escola é estipulada de forma individual, levando em consideração a situação de cada uma delas. “As escolas só podem ter suas metas estipuladas em cima de seus próprios resultados em anos anteriores. Com isso, são traçados objetivos que são sempre revistos de acordo com sua situação. Essa meta pode ser mudada de um ano para outro, por isso, o IDESP não tem uma meta fixa”, comentou. Ainda segundo a dirigente, uma das maiores demandas sociais é a melhoria da qualidade da educação. “Tivemos um resultado bastante significativo. Isso pode ser considerado resultado de uma equipe pedagógica e administrativa da Diretoria de Ensino que está empenhada e que trabalha muito em apoio às escolas”, disse. A sintonia entre os trabalhos é algo que, segundo Sueli, precisa de muita atenção. “Gestores, educadores, funcionários, alunos, famílias e sociedade precisam estar sempre em sintonia, sem perder o foco. Nosso objetivo é de sempre obtermos resultados positivos em nossas escolas, desenvolvendo trabalhos pedagógicos capazes de elevar o desempenho dos estudantes”, ressaltou. Sueli agradeceu aos servidores da Diretoria de Ensino de Penápolis e escolas, além dos educadores, funcionários, estudantes, pais e parceiros. 

O Idesp
O IDESP é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

(Rafael Machi)

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