Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/04/2016

Daep: Prefeito veta aumento de 11% no reajuste da água

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Presidente do Daep, Batata (Esq.), com o Prefeito Célio de Oliveira (PSDB) falaram sobre o veto no reajuste de água

DA REPORTAGEM

O Prefeito Célio José de Oliveira (PSDB) anunciou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11) em seu gabinete, que vetará o reajuste no valor da água indicado pelo Departamento de água e Esgoto (Daep) de Penápolis através de deu Conselho Deliberativo. O reajuste indicado é de 11% e foi proposto tendo em vista o aumento nas tarifas de energia, o não repasse inflacionário aos servidores fornecido pela Prefeitura, além de outros gastos considerados essenciais. A justificativa de Célio para o veto foi a de não querer agravar ainda mais a crise financeira que a população passa nos dias de hoje. O prefeito explicou durante a entrevista que levou em consideração o número crescente de famílias que, diariamente, procuram o Executivo Municipal buscando soluções para os problemas financeiros enfrentados e que ocasionam na falta de condições de pagamento da conta de água. “A inadimplência do Daep cresceu nos últimos meses. Muitas pessoas têm nos procurado informando que perderam seus empregos e que a situação financeira está difícil e que por isso não conseguem, se quer, pagar suas contas de água. Isso me fez pensar muito antes de assinar o decreto e percebi que este está sendo um problema geral, pois, a crise financeira que o país passa tem afetado diretamente as famílias”, afirmou. Célio informou que se reuniu com o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, e fez o comunicado diante dos problemas relatados. “A verdade é que não queremos contribuir para o agravamento da situação enfrentada pela cidade. Sabemos que o aumento na conta de água fará a diferença no bolso das pessoas e também para o próprio Daep, que pode ter sua inadimplência aumentada ainda mais”, ressaltou.

Cortes
Célio destacou também a importância, diante do veto, de se fazer um bom planejamento dos gastos da autarquia para que ela não enfrente problemas financeiros. Em 2015, o reajuste nas contas de água foi de 12%, o que permite ao Daep uma arrecadação anual de R$ 23 milhões ao ano. Com o valor arrecadado, foi possível construir o reservatório de água que abastecerá os bairros Jardim do Lago e Cidade Jardim. No total, o investimento deste reservatório é superior a R$ 1,5 milhão. O planejamento inicial é de que a arrecadação financiasse ainda a construção do reservatório dos bairros Pereirinha e Tropical. “Entretanto, com o aumento nos gastos que o Daep teve, não será mais possível a construção do reservatório, já que temos que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou. O Presidente do Daep afirmou que foi procurado por Célio para que o veto fosse comunicado e que desta forma apresentou ao prefeito um balanço das consequêncas do ato. “Ele me explicou sua decisão e eu a respeito. Desta forma, Célio quis saber o que poderia acontecer se não aumentássemos o valor da água e eu apresentei um estudo técnico dos gastos que o Daep possui, bem como a arrecadação. Diante disso, achamos por bem adiar a construção do novo reservatório, já que teríamos problemas financeiros caso a obra se iniciasse”, afirmou Batata. Ele explicou que os problemas também são relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Na verdade, o Daep teria condições de iniciar as obras, mas não seria possível continuar por falta de dinheiro e a Lei exige que toda obra iniciada em uma gestão ao ser interrompida no fim de um mandato, tenha dinheiro em caixa suficiente para sua continuação, o que não seria possível”, explicou. Batata esclareceu, no entanto, que todo o trabalho do Daep para garantir a qualidade do abastecimento de água será mantido. “Podemos assegurar que todos os demais trabalhos que estão sendo executados serão mantidos. Mesmo não tendo o reajuste, temos condições financeiras para manter a qualidade da água e sua distribuição, garantindo que a população não será afetada por conta disso”, enfatizou. O presidente lembrou que o Daep aumentou, nos últimos três anos, 13% da rede de água e esgoto em consequência dos novos residenciais construídos na cidade. Mesmo com esse aumento, o Daep ainda trabalha com uma reserva de água suficiente para abastecer a cidade por, pelo menos, um dia e meio caso haja a interrupção na captação de água do Ribeirão Lajeado. “Penápolis é uma das poucas cidades do Estado que trabalha com esta reserva, o que mostra o trabalho sério e dedicado do Daep para garantir a qualidade que poucas cidades têm”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade