Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/12/2017

Daep instala reservatório para coleta de resíduos na feira livre

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
Equipe de educação ambiental conversou com os feirantes sobre o uso dos reservatórios, além de entregarem panfletos explicativos

Recentemente o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) instalou um reservatório de 1.000 litros na Feita Livre da cidade. Assim como esse, outras unidades foram adquiridas para melhorar o acondicionamento dos resíduos sólidos em alguns pontos da cidade. Primeiramente são beneficiados a Feira Livre e o Centro de Comércio Popular, conhecido como “camelódromo”. 
Para explicar sobre a maneira correta de utilização dos reservatórios a equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental do Daep) esteve na feira neste domingo, 10. No local, a equipe de educação ambiental conversou com os feirantes sobre o uso do equipamento, além de entregarem panfletos explicativos. 
Segundo a direção do Daep, a quantidade de resíduos gerados na feira livre é grande, e a exposição dos restos de alimentos gera mau cheiro e aparecimento de moscas, além de vandalismo. Com a instalação dos reservatórios o departamento pretende eliminar estes problemas.
Segundo comentou o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto “Batata”, a ação faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, visando a melhoria da destinação final destes materiais.

Reação Positiva
Os feirantes, durante o contato com a equipe do CEA, acharam que a ação é positiva, uma vez que evita que os restos de alimentos se espalhem no chão atraindo insetos ao local, uma vez que o recipiente possui tampa.
O presidente do Daep também comentou que um outro dispositivo foi instalado para a separação do material reciclável. O objetivo é que estes materiais sejam posteriormente destinados à Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).
“Nossa intenção é valorizar o trabalho das pessoas que trabalham na feira e no centro popular, oferecendo melhores condições no ambiente. O poder público municipal, por meio do Daep, está procurando oferecer essas condições, contribuindo ainda com a saúde sanitária e o meio ambiente”, destacou Batata. 
Ele revelou que está em estudo a implementação de um projeto piloto de coleta de resíduos domésticos por meio de grandes reservatórios, semelhante a projetos já em andamento em outros municípios, como Lucas do Rio Verde (MT), Campinas (SP), Paulínia (SP) e Salto (SP). “Será uma forma de melhorar a coleta de resíduos domésticos e otimizar os custos operacionais, uma vez que a área urbana teve um crescimento enorme nos últimos anos”, concluiu.     

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade