Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/05/2012

Daep discute alternativas para solucionar acúmulo de lixo em cooperativa

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) discute alternativas com diferentes órgãos para solucionar o acúmulo de lixo da coleta seletiva em frente ao barracão da Cooperativa de Recicladores de Penápolis (Corpe). O problema, conforme a direção da autarquia municipal, decorre da junção de dois fatores: a saída de alguns cooperados e o aumento de volume de lixo reciclável descartado pela população penapolense.
Novas oportunidades profissionais fizeram com que parte das pessoas que atuavam na Corpe – a maioria homens – deixassem a cooperativa, que agora conta com um grande número de mulheres na execução dos trabalhos de coleta e reciclagem.
“A falta de pessoal prejudica a continuidade do trabalho dentro da normalidade”, explica Lourival Rodrigues dos Santos, Diretor Presidente do Daep. “O problema existe em cooperativas de outras cidades da região, que também sentem os reflexos de uma economia aquecida”, acrescentou.
Uma reunião com o diretor do Centro de Ressocialização (CR) de Birigui, Carlos Antônio Braiani, foi realizada na semana passada para especular a possibilidade de trazer para a cooperativa penapolense a mão de obra de alguns reeducandos do CR. De acordo com o diretor da unidade, a supervisão e a segurança do trabalho externo são os principais entraves para uma parceria com a Corpe.
Desde sua criação, a Corpe recebe apoio do Daep na distribuição de sacos, no veículo para coleta do material, incluindo o barracão usado pela cooperativa para acomodação do material coletado. A iniciativa municipal atende umas das diretrizes principais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em agosto de 2010, que é a gestão compartilhada e intersetorial dos resíduos sólidos. “A gestão dos resíduos sólidos é um compromisso de todos”, concluiu Lourival.

Investimento e capacitação
A equipe da Corpe passa por capacitações desde março. Com o tema cooperativismo e trabalho em equipe, a capacitação é realizada pela empresa Méthodos Consultoria e Projetos.
A consultoria é feita com recursos recebidos em 2007 por meio de convênio com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Do total liberado, foram adquiridos um caminhão com caçamba, uma empilhadeira, móveis e utensílios para cozinha e escritório, além da construção de anexo para o armazenamento do óleo de cozinha coletado.
Conforme a consultora Rosangela Vecchia, o trabalho com a Corpe foi iniciado com um estudo e diagnóstico acerca da estrutura de negócio, rotina de trabalho e gestão de recursos humanos e financeiros da Corpe.
“Com o diagnóstico realizado, efetuamos agora uma discussão de um plano de ação para o trabalho dos próximos quatro anos da cooperativa”, afirmou. A consultora ressaltou que Penápolis se destaca no cenário brasileiro em relação à coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos.
A Corpe é viável economicamente, de acordo com a consultora. “O desafio da cooperativa é integrar mais pessoas a esse trabalho, além de agregar mais valor aos produtos reciclados, através de um patamar de rendimento das etapas de reciclagem”, finalizou. Os cooperados irão realizar nos próximos meses duas visitas técnicas para conhecer o trabalho de outras cooperativas e trocar experiências.

Histórico
Antes da criação da Corpe, no ano 2000, existia aproximadamente 35 famílias que viviam catando e separando o lixo domiciliar no aterro sanitário do município de Penápolis. Estas pessoas, além de permanecerem em área proibida, trabalhavam no lixo sem nenhum equipamento de proteção e sem condições de higiene. Após analisar experiências em outros municípios, a administração municipal concluiu que a melhor forma para retirar as pessoas do lixo seria a criação de uma cooperativa de trabalho.
Os ex-catadores de lixo estão trabalhando na Corpe e não há mais nenhuma pessoa que vive como catador de lixo. O aterro sanitário, que antes tinha baixa classificação pelo órgão fiscalizador CETESB, agora se enquadra nos padrões técnicos de funcionamento. A população também está contribuindo através de sua participação na coleta seletiva. 

Daep / Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade