Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/03/2012

Daep comemora Dia Mundial da Água e do Ribeirão Lajeado

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e, em Penápolis, o Dia do Ribeirão Lajeado. O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápois) realiza diversas atividades para conscientizar e envolver a população.
Hoje serão plantadas 100 mudas de árvores nativas nas margens do Ribeirão Lajeado - na continuação na Rua Augusto Pereira de Moraes – em parceria com três escolas: EMEF “Marilena Cipriano Pereira”, EE “Dr. Carlos Sampaio Filho” e Escola Girassol de Avanhandava. Sendo que para isso o Consórcio Intermunicipal do Ribeiro Lajeado (CIRL) preparou durante os últimos dias o local para o plantio. A ação é desenvolvida com cerca de 150 alunos dessas escolas. O local foi fotografado para que possa ser trabalhada com os alunos a área do plantio ainda sem arborização, isto é, sem mata ciliar. “Através das fotos, os alunos terão a oportunidade de presenciar uma parte da área desmatada e a outra já com a mata ciliar”, explicou a coordenadora de projetos do CEA, Regina Ferlin Teixeira.
Após o plantio as escolas farão uma reflexão sobre a importância da mata ciliar através de um recurso didático que é o simulador de erosão, um instrumento similar a uma maquete. Alguns conceitos relacionados à importância de se evitar a erosão, aumentar o curso da água e promover a biodiversidade local serão trabalhados. Os alunos irão acompanhar o desenvolvimento das plantas no local a cada dois meses, coletando dados do desenvolvimento das plantas.
Está prevista também na programação comemorativa do CEA um concurso de desenhos que estimulará os alunos a pintarem o Ribeirão Lajeado reflorestado. Um grupo de avaliadores irá escolher os melhores trabalhos que serão premiados com um Kit Ecológico durante a Semana do Meio Ambiente, em junho. Os desenhos ficarão expostos nas dependências do CEA.
Acerca do trabalho de educação ambiental, a gestora do CEA, Rosemary Justi Veiga, comentou que a preservação atual da bacia hidrográfica se mostra como um investimento para o futuro, possibilitando o abastecimento da zona urbana e rural de Penápolis e microrregião. “O município que valoriza os seus recursos hídricos garante condições e qualidade de vida”, ressaltou.
De acordo com o Diretor Presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a autarquia municipal efetua um cuidado sistemático com os recursos hídricos do município, o que envolve a recuperação da mata ciliar do Ribeirão Lajeado, o manejo de solo das propriedades rurais e o constante tratamento do esgoto que retorna para este manancial. “O Ribeirão Lajeado é a única fonte de abastecimento de Penápolis. Preservá-lo e promover a conscientização acerca desse trabalho tem sido uma tarefa que cumprimos diariamente com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado e do CEA”, concluiu.

Projeto
A equipe do CEA desenvolve desde o início deste mês o projeto “O Futuro Que Queremos”, promovendo a visão socioambiental desejada para os munícipes. Por meio de palestras em mais de 15 instituições da cidade, a equipe tem por objetivo sensibilizar a população em relação ao futuro e à qualidade de vida, além de envolver a população no 10° Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, que ocorrerá nos próximos dias 30 e 31 de março. Mais de 500 pessoas já participaram das palestras.
Para Regina, a educação ambiental se faz com a participação de todos. “Esses eventos colaboram para envolver a comunidade penapolense nas discussões de melhorias para o ambiente que vivemos. Para tanto, estamos realizando tais palestras nas instituições para promover o diálogo e expor as expectativas da população no Fórum”, encerrou. 

Daep / Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade