Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/11/2010

Curiosidade: Veículo é confundido com o usado no Google Street View

DA REPORTAGEM

Muitos munícipes tiveram a curiosidade aguçada ontem, quando um carro circulou por algumas ruas da cidade, chamando a atenção da população, pois continha equipamentos para transmissões via satélite, parecido com os utilizados pelo Google Earth Street View (sistema que capta imagens de ruas das cidades de todo o mundo e disponibiliza na internet para “viagens virtuais”). O veículo Astra, com placas de Araçatuba, circulava pela cidade com um “globo” no teto e baixa velocidade, dando a impressão de ser o equipamento utilizado para fotografar as ruas. Por onde passava as pessoas queriam saber se realmente se tratava de um veículo autorizado a realizar o trabalho para a empresa Google. A reportagem do DIÁRIO confirmou que as pessoas no veículo realmente estavam fazendo um trabalho de mapeamento da cidade para uma empresa particular, que fornece este tipo de informações para outras que utilizam os dados para desenhar mapas. Algumas pessoas, pensando que apareceriam na rede mundial de computadores, chegaram a fazer poses no momento em que o veículo passava. Não existe previsão de quando haverá a captação de imagens do sistema Google Earth em Penápolis.

Street View
Essa ferramenta, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual. Ao todo, nove câmeras instaladas no topo do carro fotografam os ambientes, as imagens são sincronizadas com um aparelho GPS e armazenadas em um computador embarcado no veículo. Depois de capturadas, as fotografias passam por tratamento e são incluídas no sistema. O Street View existe desde 2007 e é alvo de críticas sobre invasão de privacidade em outros países, tendo "flagrado" pessoas em situações consideradas impróprias pelos usuários. Atualmente, o sistema aplica um filtro automático para preservar a identidade de pessoas e as placas de automóveis. Muitos usuários que se sentiram ofendidos por alguma cena reclamaram por terem suas imagens publicadas de forma indevida. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade