Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/11/2014

Criminalidade apresenta oscilação estatística em setembro, na cidade

DA REPORTAGEM

O mês de setembro foi de oscilação na criminalidade em Penápolis. O registro foi feito pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Segundo levantamento, os casos de furto de veículos, por exemplo, caiu em relação ao mês de agosto. Foram apenas dois registrados em setembro, quando no mês anterior foram quatro ocorridos na cidade. Os furtos também apresentaram queda. Foram 47 casos registrados durante o mês de setembro, e no mês anterior apenas 53. Um bom resultado também foi registrado em relação aos roubos de veículos, pois nenhum caso foi registrado em setembro. Os roubos tiveram aumento, em agosto a polícia registrou seis casos em Penápolis, e em setembro subiu para oito. Houve também aumento nos casos de estupros, foram quatro casos ocorridos na cidade entre agosto e setembro. A secretaria divulgou que em setembro houve 24 casos de lesão corporal dolosa e 36 lesões corporais culposas por acidente de trânsito. Entre os meses de janeiro e setembro, apenas um caso foi registrado em Penápolis de homicídio doloso. Também nestes meses aconteceram cinco tentativas de homicídio,  registradas pela polícia e nenhum caso de latrocínio. Apesar da oscilação, os números podem ser considerados positivos, pois permanecem na média dos baixos números registrados durante o ano. 

Produtividade
A Secretaria divulgou também as estatísticas em relação à produtividade policial. Somente em setembro deste ano, 57 inquéritos policiais foram instaurados, efetuadas 28 prisões, sendo 23 em flagrante. Uma arma foi apreendida e sete ocorrências de tráfico de entorpecentes foram registradas. Para a polícia os bons resultados se devem aos trabalhos desenvolvidos pelos policiais do 1º pelotão. Os Planos de Ação tem contribuído para os índices. A medida consiste no acompanhamento diário, bem como o deslocamento das viaturas durante o patrulhamento pela cidade. A Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem) também está entre os trabalhos desenvolvidos. O objetivo é o de diminuir furtos e roubos, já que a intenção é a realização do patrulhamento ostensivo para a inibição destes crimes e a transmissão da sensação de maior segurança aos munícipes. 

Estado
O Estado de São Paulo teve queda de 11,9% nos homicídios no mês de setembro. As mortes intencionais caíram de 379 casos no mesmo período do ano passado para 334 no mês passado. Este indicador de criminalidade acumula uma redução de 3,7% em 2014, com 123 casos a menos. Foram registradas 3.176 mortes intencionais nos primeiros nove meses deste ano, enquanto houve 3.299 homicídios de janeiro a setembro de 2013. O índice do crime em 2014 é o segundo menor da série histórica, atrás apenas de 2011, que teve 3.068 registros. A taxa de homicídios em São Paulo nos últimos 12 meses - outubro de 2013 a setembro de 2014 - caiu para 10,13 por 100 mil habitantes e está próximo da taxa de 10 por 100 mil habitantes. Nos últimos 18 meses, houve redução de homicídios em 14 meses. Pelo quarto mês consecutivo, os roubos de veículos caíram no Estado. A queda foi de 9,4% no mês passado, de 7.974 em setembro de 2013 para 7.226 no mesmo período deste ano. Desde julho, foram fiscalizados 618 desmanches de veículos no Estado, em operações conjuntas das polícias Militar, Civil e Científica com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), prefeituras, da Secretaria Estadual da Fazenda e Ministério Público. Desses, 344 foram fechados por estarem irregulares. A Lei dos Desmanches foi criada para combater a venda irregular de veículos e peças usadas, e, consequentemente, diminuir o roubo de veículo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade