Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2018

Crianças e adolescentes do SOS dão exemplo de cidadania e limpeza

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Sensibilizados com a sujeira da praça, os adolescentes tiveram a iniciativa de limpar o local e recolher todo o lixo

DA REPORTAGEM

Um grupo de crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Despertar, do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Penápolis teve uma iniciativa de cidadania e respeito ao meio ambiente nesta semana. O grupo realizou a limpeza de dois locais que são considerados cartões postais da cidade. 
A idéia partiu dos próprios alunos e a ação resultou no recolhimento de garrafas, copos, sacolas e outros materiais que foram encontrados na praça do Residencial Mais Parque e no Parque Maria Chica. Parte do material recolhido será usado nos projetos de reciclagem da entidade. 
Segundo explicou a pedagoga da entidade,  Regina Berenice Soares de Araújo, o projeto Despertar atende cerca de 50 crianças de 07 a 14 anos de idade, no contraturno escolar, que realiza o trabalho de fortalecimento de vínculos entre as crianças e adolescentes com a sociedade, onde diferentes temas são abordados. “Fizemos algumas atividades recentemente, e uma das ações foi a visita à praça do Residencial Mais Parque. No local as crianças ficaram muito preocupadas com a grande quantidade de sujeira que havia na praça, demonstrando interesse em fazer uma limpeza naquele espaço”, explicou a pedagoga. 
As próprias crianças se organizaram para efetuar a limpeza, e em parceria com o SOS, levaram vassouras, sacos de lixo e deram início ao trabalho, durante toda a manhã.  Foram recolhidas garrafas de bebidas alcoólicas, copos descartáveis, bitucas de cigarros, sacolas plásticas, entre a grande quantidade de materiais que estavam jogados na praça.
Além do lixo, a pedagoga revelou que as crianças também discutiram sobre o uso de bebidas alcoólicas e de outras drogas pelos jovens. “Elas viram a grande quantidade de garrafas que foram recolhidas e começaram a  questionar se era mesmo necessário tudo aquilo para se divertir em um ambiente que deve ser familiar, então aproveitamos a abordagem sobre o uso de drogas e outros produtos ilícitos, chamando a atenção deles para a falta de consciência da utilização deturpada daqule espaço e o cuidado com o próprio corpo”, destacou Regina. 
O mesmo projeto também foi desenvolvido no Parque Maria Chica através de outro grupo de crianças e adolescentes que também fazem parte do programa, onde foram recolhidos diversos materiais que haviam sido descartados de forma irregular. “Como muitos materiais recolhidos são recicláveis, as crianças também já estão desenvolvendo um projeto nesta área, mostrando sua consciência e preocupação com o meio ambiente, gerando bons frutos para a nova geração”, enfatizou. 
O Projeto Despertar, promovido pelo SOS, atende crianças em vulnerabilidade social, oferecendo diversas orientações sobre cidadania e a importância da participação da família, além de oferecer lanches e refeições para os participantes. 
O SOS, localiza-se à rua Antônio Veronese, 27, Vila Santo Antônio, e recebe recursos financeiros públicos nas esferas federal, estadual e municipal, porém, através de doações da comunidade alguns projetos são mantidos, podendo, os interessados visitarem a instituição ou contatar pelo fone: 36521976 ou cel: 99658 1193 para qualquer colaboração.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade