Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/03/2008

Convivência: Projeto faz interação de crianças com cães adestrados

Detalhes Notícia

Despertar, por meio do contato com cachorros adestrados, os sentidos e a emoção de crianças, idosos e demais pessoas portadoras de necessidades especiais. Esta é a proposta de um projeto desenvolvido pela Associação das Senhoras de Rotarianos do Rotary Club XV de Março de Penápolis. A idéia conta com apoio de profissionais e foi lançada oficialmente hoje na APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional). Sob os comandos do adestrador Arnaldo Aguiar Reis, Bia, uma dálmata, e Shinne, da raça golden retriever, são tocadas pelas crianças, que, enquanto brincam, desenvolvem as capacidades motoras e emocionais.
Para o adestrador, o resultado da primeira experiência, realizada também na APAE em novembro do ano passado, foi além do esperado. “Grande parte das crianças não teve medo e se emocionou com a presença dos cães”, disse, “O contato com o animal, como já é sabido e utilizado por muitos profissionais, aguça a afetividade, que já é intensa entre crianças e idosos”, lembrou.

Terapia
A coordenadora pedagógica da entidade, Roseli Torres Granato, disse que as crianças ficam muito sensibilizadas com a atividade. “Depois da primeira experiência com a vinda dos cachorros, elas passaram a semana toda relembrando, desenhando os animais, contando para a família, é uma motivação muito grande”, contou. Antes da visita, as educadoras da entidade trabalharam também em sala de aula as características e os hábitos do animal, para que a criança vivenciasse depois, na prática, identificando o que foi aprendido.
A atividade deve ser aplicada na quadra da entidade mensalmente, com uma turma de alunos de cada vez. Sobre a importância da interação para o desenvolvimento dos atendidos, Roseli considera que a atividade vá além da brincadeira. “O simples fato de brincar, de correr, de estar em contato direto com os animais, é uma terapia, um exercício de socialização”, disse, “A iniciativa do Rotary nos dá agora abertura para pensar em outros trabalhos que possam ser preparados envolvendo a visita dos cães”, considerou ela.

Projeto
A iniciativa partiu da empresária Sonia Pânico, dona da cadela Bia. “Minha cachorra recebe o adestramento e sempre achei um desperdício deixar não só ela como tantos outros cães tão dóceis e saudáveis presos dentro de casa, sendo que eles podem beneficiar pessoas”, comentou, “Quando presenciei a primeira visita às crianças, foi emocionante. Vi crianças com fortes limitações motoras se esforçando para tocar o cachorro e sorrindo”, comentou Sonia.
Com o apoio das senhoras do Rotary e do veterinário Minoru Arikawa, foi criado o projeto “Cão Amigo”. A intenção é estender a proposta a diversas entidades da cidade, como Lar Vicentino, ADEFIPE (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), oficina abrigada da UNISAM (Unidade de Saúde Mental), além de creches. “O contato com a direção destas unidades começará a ser feito em breve”, finalizou Sônia. (AR)

Foto: A interação desperta a afetividade das crianças

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade