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CIDADE & REGIÃO

02/03/2008

Consumo: A três semanas da Páscoa, procura por ovos já é intensa

Detalhes Notícia

Os supermercados da cidade já abasteceram seus estoques com uma variedade de produtos de chocolate, como barras, caixas de bombons e, claro, os tradicionais ovos de Páscoa. E o otimismo quanto às vendas é crescente, com expectativa de que, este ano, o aumento seja em média de 15%, conforme aposta dos gerentes dos estabelecimentos pesquisados. Segundo eles, mesmo faltando ainda três semanas para o domingo de Páscoa, a procura pelos ovos já é intensa.

Muitas pessoas escolhem o ovo de Páscoa como opção de sobremesa, aproveitando a única época do ano em que encontram o produto. Também colaboram com a tendência de aumento nas vendas as estratégias de comercialização e propaganda, com as lojas enfeitadas e as coloridas embalagens atraindo crianças e adultos que passam pelos supermercados.

No Luzitana, cerca de 36 mil ovos já estão à disposição dos clientes e os produtos começaram a ser expostos já após o feriado do carnaval. 

Segundo o gerente, Antonio Carlos Augusto Pereira, a quantidade adquirida pelo estabelecimento é definida por meio de comparações com o crescimento nos anos anteriores. “Para esta Páscoa esperamos um aumento de 15% a 20%”, contou, “Como as indústrias fazem entrega única, temos que planejar bem”, completou ele. As atrações para as crianças, ainda segundo o gerente, são os ovos que vem com brinquedos, além de caixas de bombons variadas. Com relação aos preços, a variedade também é grande. “Temos pequenos ovos de 40 gramas até os de 850 gramas, que podem custar até R$ 80,00”, explicou.

 

Estoque

No Supermercado Amália, que oferece chocolates de cinco marcas diferentes, as entregas estão sendo finalizadas, mas a exposição dos produtos começou há quase duas semanas. Segundo o gerente, Paulo Luiz Alberton, ainda não foi feito um cálculo para precisar a quantidade de ovos adquiridos este ano, mas Paulo também aposta num aumento de 15% a 20% nas vendas. “Em 2007, nos dias que antecederam a Páscoa muitas pessoas ficaram sem o ovo, por isso este ano compramos um pouco mais”, disse. Ainda segundo ele, as opções como barras de chocolate e caixas de bombons também fazem muito sucesso e exigem um estoque reforçado nesta época do ano.

 

Preferência

Já no Supermercado Big Mart, a preocupação é com os tipos de ovos que costumam ser vendidos rapidamente. “Todo ano há aquela correria para quem deixa para comprar na última hora, quando os ovos mais tradicionais geralmente faltam nas prateleiras”, considerou o gerente, Vanderlei Andreatta. Ainda segundo ele, a procura também é maior pelos tipos de ovos com edições limitadas como os que trazem brinquedos e brindes com temas dos desenhos animados que fazem sucesso no momento. “Como estes dois tipos faltam sempre e outros vão ficando para o final, fizemos este balanço para equilibrar as opções”, disse. Este ano, o estoque conta com aproximadamente 15 mil ovos, e começou a ser exposto há cerca de três semanas. Vanderlei explicou ainda que a variação de opções vai de pequenos ovos vendidos a R$ 6,00 aos maiores e de marcas famosas, que custam cerca de R$ 30,00.

 

Calor

O principal cuidado adotado pelos estabelecimentos é o armazenamento dos chocolates em local com baixa temperatura, para que o formato do ovo seja mantido e não comprometa a qualidade do produto. Nos três supermercados consultados, a existência do ambiente climatizado elimina os riscos deste problema. Além disso, a exposição dos produtos é feita em uma altura que evite que as crianças apalpem os ovos de Páscoa e possam quebrá-los. (AR)

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