Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/05/2010

CONSELHO TUTELAR: Comdica analisa pedidos de cassação de oito candidatos

DA REPORTAGEM

Os 11 pedidos de cassação do registro de candidatura contra oito candidatos ao Conselho Tutelar de Penápolis serão analisados pelos membros do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que se reuniu ontem à tarde na Prefeitura. De acordo com Alexandre Gil de Mello, presidente do Comdica, 2.822 eleitores comparecerem para votar na eleição realizada no último domingo, 23, das 8h00 às 16h00. “Tivemos a grande surpresa com o número de votos em branco, pois todos sabem que o comparecimento do eleitor não era obrigatório. Mesmo assim, 11 eleitores acabaram votando em branco”, comentou. Os promotores Adelmo Pinho e Marcelo Sorrentino Neira encaminharam ontem os pedidos de cassação à Comissão Eleitoral e ao presidente do Comdica, Alexandre Gil de Mello. São referentes à supostas irregularidades praticadas pelos oito candidatos, que estão sendo acusados de terem feito “boca de urna” e propaganda irregular. Na última quinta-feira, 20, um cidadão denunciou dois candidatos por terem feito propaganda fora do prazo no Diário. Já no dia da eleição, o promotor Adelmo Pinho encaminhou ao Comdica a cassação do registro de três candidatos por boca de urna. Além destes três que foram encaminhados pelo MP (Ministério Público), outro candidato está sendo acusado de ter feito também boca de urna. Este caso será analisado pelo conselho. No final das eleições, uma candidata apresentou uma representação ao MP contra outros cinco candidatos que teriam enviado uma mala direta na última quinta-feira, ou seja, propaganda irregular realizada fora do prazo estipulado.

Candidatos
O Ministério Público e o Comdica não divulgaram os nomes dos candidatos que podem ter o registro de candidatura cassado para a imprensa.  “ Ainda estamos encaminhando a notificação oficial para estes, que terão dois dias para apresentarem ampla defesa com documentos e testemunhas”, explicou Gil. Ele garantiu que não será dada nenhuma margem para que a lei seja descumprida durante a decisão de cada caso. Segundo o presidente do Comdica, a eleição do Conselho Tutelar ocorreu sem nenhum imprevisto. “A participação efetiva do Ministério Público foi fundamental, contribuindo para a credibilidade das eleições que ocorreram de forma transparente e organizada”, comentou. Além dos promotores Adelmo Pinho e Marcelo Sorrentino Neira, mais dois oficiais de justiça trabalharam durante a eleição e na apuração dos votos. Adelmo e Marcelo teceram elogios ao trabalho realizado pelo Comdica durante as eleições. A apuração dos votos começou por volta das 17h00, terminando às 20h45, quando foram conhecidos os cinco conselheiros titulares e os cinco suplentes (confira na matéria da página 5). A data da posse dos novos conselheiros tutelares ainda não foi definida. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade