Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/02/2010

Conquista: Estudante do Adelino cursará Letras pela Unesp

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Em época de divulgação das listas de aprovados nos principais vestibulares do país, jovens guerreiros comemoram a mudança de vida. Eles saíram de bairros pobres, estudaram em escolas públicas, se dedicaram e chegaram às melhores universidades do país. Dentre estes vencedores, a direção da EE Adelino Peters em Penápolis tem motivos de sobra para comemorar a conquista do estudante Felipe Masquio de Souza, 18 anos, em realizar o sonho de ser aprovado no vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), campus em São José do Rio Preto. Ele foi o 35º colocado e irá cursar Letras na instituição riopretense. “Fiquei muito feliz em conseguir uma vaga nesta universidade, da qual percebi que a grade curricular, quanto o corpo docente são capacitados”, disse Felipe. O jovem é o segundo filho da dona-de-casa Vilce Maria Masquio e do pintor Erivaldo Gomes de Souza, que tem uma filha de 20 anos e outro menino de nove. “Agora entendemos a seriedade dele de algumas vezes não sair com a gente para tomar um sorvete ou comer um lanche para se dedicar aos estudos. Estamos muito orgulhosos”, afirmaram os pais. Além de se dedicar aos estudos, Felipe estagiou por seis meses na Biblioteca Municipal. “Desde o primeiro colegial ele falou que gostaria de prestar vestibular na Unesp de Rio Preto, e a coordenação o ajudou incentivando nos estudos e no fornecimento de material didático”, destacou o vice-diretor da escola Piter Vladimir Espinoza Montenegro. As aulas começam amanhã no período noturno, Felipe ingressou no processo de moradia da própria Unesp. A duração do curso é de cinco anos. Além dele, outros seis estudantes passaram em universidades particulares da região. O recém universitário pretende trabalhar na área de educação e crítica literária, após concluir a faculdade e também ingressar na iniciação científica e mestrado.

Reconhecimento
De acordo com a coordenadora do ensino médio Fátima Aparecida Catelan, desde a 6ª série o estudante se destacava perante os demais alunos pela sua boa leitura. “Todo final de semana ele pegava algumas revistas emprestadas para ler e na segunda-feira devolvia. Além disso, sempre foi prestativo e dedicado aos estudos”, comentou Fátima. Ela acrescenta que em 2008 foi elaborado um projeto de leitura em sala de aula onde o jovem participava um dia na semana ajudando os demais estudantes das 5ª séries incentivando–os a melhorar sua leitura. O professor de Língua Portuguesa, Geraldo Soares Malta enalteceu Felipe. “Ele tinha um ideal, sendo o mérito desta conquista todo dele. Para a escola isso é muito importante e para nós professores é mais gratificante que o salário que recebemos mensalmente”, disse. Geraldo deixou um recado para os demais estudantes que sonham em conquistar uma vaga em universidades públicas. “O exemplo deste estudante serve de incentivo para os demais de que é possível alcançar nossos sonhos e objetivos. Basta apenas batalharmos e querermos para assim vencer mais etapa em nossas vidas”, disse. O vice-diretor agradeceu o apoio que os pais do garoto Felipe depositaram durante todo este tempo na direção da escola, tendo a frente à diretora Maria Cristina de Almeida. “Essa conquista demonstra que nossa equipe está no caminho certo. Às vezes somos criticados pela reprovação de alguns alunos, mas fazemos isso com total honestidade e imparcialidade. E graças a Deus fomos abençoados com este presente que é fruto de uma semente que foi plantada pela nossa equipe, de professores altamente capacitados e de qualidade”, revelou. Ele finalizou incentivando aos demais pais que acompanhem sempre as atividades escolares de seus filhos e que visitem a escola, deixando sua crítica e sugestão para melhorarem a cada dia o ensino. “Quando recebemos notícias como esta é uma vitória para a escola pública, mostrando que a pobreza não é falta de dar oportunidade para quem precisa”, concluiu. (IA)

Foto: Felipe mostra com orgulho kit que ganhou ao fazer sua matrícula para o curso de Letras na Unesp de São José do Rio Preto

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade