Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/04/2011

Conjuntivite preocupa moradores e autoridades da Saúde

Divulgação
Detalhes Notícia
Com surto de conjuntivite, o álcool gel volta a ser procurado para a higiene das mãos

DA REPORTAGEM

 

Após algum tempo esquecidos, os potes com álcool gel, próprios para serem carregados dentro das bolsas, mochilas e até mesmo no bolso, voltaram a fazer parte de acessórios utilizados pelas pessoas ao saírem às ruas. A última vez em que o acessório teve força no mercado foi no início de 2010 quando um surto da "gripe suína" assustou a população.

Desta vez a preocupação é com o surto de conjuntivite, que atinge todo o estado de São Paulo. Em Penápolis já é comum ver pessoas que utilizam o álcool gel para se prevenir da doença que é de fácil contágio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram registrados 138 casos, número que pode ser maior, pois muitos não procuram o médico com a ocorrência da doença. De acordo com a oftalmologista, Dra. Junia kiill, este surto que também atinge Penápolis é uma conjuntivite viral, o adenovirus, o que facilita a proliferação. É uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o "branco" do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras. Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.

A médica alerta que quando é detectada a doença é necessário realizar o tratamento dos sintomas, que entre os mais comuns estão a vermelhidão dos olhos, a fotofobia (quando a forte claridade causa incômodo, as vezes até impossibilitando que a pessoa abra os olhos), a quemose, quando há o inchaço do olho afetado, secreção e forte coceira. Ela explica que em alguns casos a doença pode sofrer uma evolução e deixar a pessoa com a vista embaçada, criação de folícolos, aquela famosa sensação de areia nos olhos, além da caratite (o arranhamento da córnea). "Esta é uma doença bastante contagiosa, principalmente após períodos em que há a aglomeração de pessoas, como o carnaval. Por ser uma infecção em uma região muito sensível é necessário procurar um médico para tratar os sintomas, até por que o incômodo é muito grande na região do olho quando se tem a conjuntivite", explicou. Ela diz que a melhor maneira de se prevenir a doença é através da higienização. Atos como lavar as mãos, sempre trocar as toalhas de rosto e álcool de mãos e lugares com bastante contato, como maçanetas e corrimões, são bastante importantes para evitar que a doença se espalhe. "Caso a pessoa contraia a doença é muito importante procurar um oftalmologista para que ele faça o diagnóstico correto e ofereça o melhor tratamento. Utilizar tratamentos caseiros e colírios que não tenham sido recomendação médica pode agravar ainda mais a infecção", alerta.

 

Surto

O surto de conjuntivite que atinge o estado de São Paulo tem preocupado especialistas no assunto, devido o grande número de pessoas que já foram infectadas. A doutora Junia diz que muitas a procuram para consultas relacionadas à doença. "Em meus atendimentos em Penápolis cresceu muito o número de pessoas que me procuram por causa da doença. Em meu consultório tive que concentrar os atendimentos em uma segunda sala para não haver contato entre pacientes com conjuntivite e outros casos, além de realizar a higienização a todo o momento", comentou. Além de Penápolis, Junia também atende na cidade de São José do Rio Preto e na região de Campinas. Nestas cidades ela explica que a situação é ainda pior. "O número de moradores é muito grande, por isso os casos também aumentam, já teve dia em que todos os atendimentos realizados por mim eram de casos relacionados à conjuntivite", ressaltou. Segundo o secretário de saúde Antonio Sidney Marques, não há motivos para que as pessoas se preocupem, já que a doença tem fácil tratamento e é acessível para qualquer munícipe. Ele orienta que quem apresentar os sintomas da doença devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para iniciar o tratamento.

 

Estado

Várias cidades da região apresentam epidemias da doença. Araçatuba, por exemplo, já registrou 819 casos de conjuntivite. Em São José do Rio Preto 6,2 mil, e Votuporanga é o município com o maior número de casos, chegando a 6,3 mil. São Paulo registrou, entre fevereiro e março, 119.148 notificações. A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo teve até 15 de março deste ano 18,4 mil casos notificados de conjuntivite em todo o estado. Nos três primeiros meses do ano passado (contando todo o mês de março), foram 32,6 mil registros da doença que ataca os olhos. Durante 2010 todo, houve 161,8 mil ocorrências. Em 2009, o número foi um pouco menor: 153.102. A conjuntivite viral leva aproximadamente 15 dias para curar com tratamento adequado. Os números são da Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade