Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/09/2018

Conferência: Urnas eletrônicas são finalizadas para processo eleitoral

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Urnas eletrônicas tiveram seus sistemas conferidos e foram lacradas para serem usadas na eleição

DA REPORTAGEM

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 90 seções eleitorais pertencentes às cidades da comarca de Penápolis já estão sendo preparadas para o dia 07 de outubro, quando os brasileiros decidirão quem será o próximo Presidente, Governador e outros cargos como deputados estadual e federal e senador pelos próximos anos. 
A preparação das urnas foi iniciada nesta sexta-feira (28) no Cartório da 289ª Zona Eleitoral da Comarca de Penápolis, que abrange os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luziânia, e deve ir até os próximos dias, período em que devem ser finalizadas as urnas usadas em todas as cidades pertencentes à Zona Eleitoral.
Nesta etapa elas já possuem, todas as informações necessárias para a eleição e aguardarão apenas serem transportadas para suas respectivas seções eleitorais.
Segundo o chefe da 289ª Zona Eleitoral, Sergio Mikio Suizo, na comarca de Penápolis serão utilizadas 114 urnas, das quais 90 já possuem suas respectivas seções e as demais são as chamadas urnas reservas, que também passam por toda a preparação necessária, mas somente são utilizadas em substituição a alguma que venha apresentar qualquer problema que a impeça de funcionar de forma regular. 
O chefe do cartório explicou também que o processo de lacração das urnas acontece depois que foram inseridas nelas todas as informações e fotos dos candidatos. “As informações dos candidatos são geradas em computador e armazenadas em mídias, que são inseridas nas urnas nos chamados ‘flashes’. Na urna inserimos ainda o pen drive que vai armazenar as informações de cada voto. Feito isso ela é lacrada e fica pronta para o processo eleitoral”, explicou.
Em cada voto, a urna gera a informação do candidato votado que é armazenada no pen drive. Ele, ao fim da votação, é apresentado pelo Presidente da Seção ao Cartório Eleitoral, sendo através dele transmitida a informação dos votos ao sistema de apuração da Justiça Eleitoral. A urna gera ainda um sistema de segurança, que armazena as informações dos votos. Caso haja qualquer problema com o pen drive, as informações podem ser recuperadas diretamente da urna. “Além disso, temos todo um sistema de segurança para evitar fraudes nas informações. Quando fazemos a lacração das urnas, geramos códigos de segurança específicos daquele equipamento que são enviados à Justiça Eleitoral em seguida. Na apuração, o sistema só aceita as informações com os votos que tenham estes mesmo códigos, garantindo a segurança na transmissão de informações”, ressaltou. 
Vale destacar que a urna eletrônica não é ligada à internet durante o período de votação, mas somente à cabos de energia. Somente a transmissão dos dados que é feita através da internet. Mesmo assim, a transmissão é realizada através de sistemas criptografados, que garantem a segurança do sistema da Justiça Eleitoral.
Sérgio acrescentou que a transparência neste processo é fundamental para o bom andamento das eleições. “Todas as máquinas foram testadas e nenhuma apresentou qualquer tipo de pendência, estando aptas para serem utilizadas no dia 07”. 
Para a próxima semana, o Cartório da 87ª Zona Eleitoral, que abrange a cidade de Penápolis, deve realizar o processo de lacração das urnas eleitorais.

Próximos passos
Na próxima sexta-feira (05) todas as seções eleitorais passarão por vistoria e adequações feitas por funcionários da Justiça Eleitoral. Já no sábado (06), um forte esquema de segurança é montado pela Polícia Militar, que acompanha o transporte das urnas para suas respectivas seções. A segurança dos prédios utilizados nas eleições e de cada equipamento é mantida por policiais até o fim do processo eleitoral, quando os presidentes de seções são acompanhados para a entrega de todo o material.
As eleições acontecem no dia 07 de outubro das 08h00 às 17h00.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade