Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2016

Concurso: Culinária de família é tema de projeto em escolas estaduais

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os ganhadores do concurso foram anunciados em encontro promovido na Diretoria de Ensino de Penápolis

DA REPORTAGEM

Alunos da Rede Estadual de Ensino na região de Penápolis participaram na manhã desta quarta-feira (01) da entrega dos prêmios relacionados ao concurso de receitas promovido pela Diretoria Regional de Ensino de Penápolis. A atividade faz parte da Semana de Educação Alimentar promovida em todo o Estado entre os dias 16 e 20 de maio e que teve como tema neste ano “Cozinhar – Resgatando receitas de família”. A semana é promovida em parceria com o Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno através do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar e tem como principal objetivo promover por parte do aluno o interesse com relação ao resgate da receita de família. Segundo a nutricionista da Diretoria de Ensino de Penápolis, Jéssica Fabiano Gil, o concurso teve o objetivo de envolver os alunos e seus familiares no ambiente escolar. “Eles tiveram que escolher uma receita de sua família e produzi-las. Além disso, foi necessário que cada aluno participante apresentasse um projeto contando a história desta receita, além de outras informações e curiosidades sobre os produtos usados”, explicou. Segundo ela, envolver os alunos nos preparos dos alimentos é divertido e, desperta o interesse pela alimentação e a curiosidade em relação a novos alimentos. “Crianças que participam deste processo tendem a se alimentar de forma mais variada. Além da educação nutricional, na cozinha também é possível exercitar ciências, matemática, geografia, entre outras, desenvolvendo ainda a criatividade, disciplina, autonomia e tranquilidade”, ressaltou.

Participação
Cada escola selecionou uma receita e também sua pesquisa para participar do concurso entre as escolas abrangidas pela Diretoria de Ensino. A receita escolhida foi uma salada de flores feita pela aluna do 4º ano, Kauani Vitória da Silva Correia, de 10 anos, da escola Augusto Pereira de Moraes, de Penápolis. Ela contou que teve ajuda dos pais para fazer a receita e que adorou participar do projeto. “Eu aprendi mais sobre diversas receitas durante minhas pesquisas. Além disso, aprendemos muito sobre a importância de uma alimentação saudável, o que é muito importante para nossa saúde”, comentou.
Além dos prêmios ganhos por ela sobre o concurso, como uma cesta de frutas, ela ganhou ainda um forno elétrico, pois, segundo ela, enquanto preparava a receita que seria testada para o concurso, ela acabou queimando o forno elétrico que tinha em sua casa. “Fiquei muito contente em poder ganhar um forno novo. Tinha ficado triste por ter queimado o antigo, mas agora terei mais cuidado”, afirmou. Ela explicou que sua receita foi feita com diversos tipos de verduras e legumes, sendo que a maioria dos produtos usados em sua receita é da horta que a própria escola mantém. “Nossa escola tem uma horta de onde usei quase tudo para minha receita, são verduras e legumes produzidas pelos próprios alunos para uma alimentação mais saudável”, afirmou.  Para o Dirigente Regional de Ensino, Lucinei Aparecido Euzébio, o projeto é importante para incentivar a alimentação correta dos alunos e aproximar os pais da comunidade escolar. “O processo ajuda muito a preservar as culturas de cada família. Esta é uma maneira de manter a ascendência viva e também de trazer a família mais próxima da escola com sua participação”, afirmou.
Segundo ele, o projeto rendeu bons resultados. “Tivemos a bisavó de uma aluna que foi até a escola apresentar sua receita, achamos isso muito legal. A participação dos alunos foi muito positiva e tivemos receitas diversas, cada uma mostrando sua característica e sua história. O envolvimento de todos foi muito importante, desde alunos e professores, até direção escolar e funcionários da Diretoria, todos colaborando com o bom desenvolvimento do trabalho”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade