Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/03/2020

Comerciantes e empresários querem fim de decreto sobre o comércio

DA REDAÇÃO

Comerciantes e empresários de Penápolis, e também da região de Araçatuba, passaram a pedir a reabertura de seus estabelecimentos comerciais e o fim do decreto do Estado de São Paulo em que se determina o fechamento do comércio nos 645 municípios do estado pelo período de 15 dias. A determinação, que tem como objetivo principal conter o avanço do coronavírus no estado, vigora até o dia 24 de março até o dia 07 de abril.
A publicação obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança.
Além disso, o decreto estadual se sobrepõe ao municipal assinado pelo Prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, que obrigava o fechamento do comércio local entre os dias 23 de março e 05 de abril.
De acordo com o que vem sendo divulgado, a movimentação acontecerá, não somente em Penápolis, mas também em municípios da região, como Araçatuba, Birigui e Andradina. 
Como forma de manifestação, estas cidades estão organizando uma carreata entre os participantes como forma de chamar a atenção aos problemas econômicos relativos às restrições impostas. A principal recomendação está sendo a de não sair dos veículos como uma maneira de se evitar aglomerações de pessoas.
Em Penápolis, a expectativa é a de se percorrer as principais ruas e avenidas da cidade e a concentração deve ocorrer hoje, sábado (28), às 10h00, em frente ao Santuário de São Francisco de Assis, no centro da cidade.
Em Birigui e Andradina, as manifestações estavam previstas para acontecerem nesta sexta-feira (27). Já em Araçatuba, assim como em Penápolis, a manifestação ocorreria hoje, no mesmo horário.

Sincomercio e ACE
Em uma nota conjunta à imprensa, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Penápolis pediram para que comerciantes e empresários se preservem do risco de contágio e mantenham a calma. As instituições informaram que são regidas por comerciantes e ressaltou que todos estão sentindo os prejuízos ocasionados pela quarentena, entretanto, em nota, os órgãos afirmaram que é preciso “manter a calma e a consciência dos possíveis desdobramentos e consequência de nossas ações”. 
Em nota, a ACE e Sincomercio destacaram que a reabertura do comércio, sem a devida segurança ao consumidor, não trará de volta o consumo. “Uma vez que toda a mídia de massa está indicando que permaneçam em casa ao tempo em que apresentam dados em muito preocupantes, para não dizer assustadores. E vale ressaltar que não estamos aqui avaliando a veracidade dos mesmos, apenas relatando o que está sendo transmitindo e todo o impacto emocional”, destacaram as instituições.
Em nota, é pedido ainda que os comerciantes sigam as orientações dos órgãos municipais, estaduais e federais sobre o fechamento, que atinge ainda o mundo inteiro.
“Devemos sim cobrar das autoridades medidas concretas da parte econômica para podermos passar por todo esse processo, por isso, vale citar, que, enquanto instituição representativa, já tomamos ações junto aos órgãos federais e estaduais, em parceria com a Fecomercio e Facesp e continuamos a monitorá-las com o desejo de podermos anunciar resultados favoráveis o mais breve”, informou a nota.
“Sabemos, por experiência própria, que o momento é muito difícil, mas estamos confiantes e temos certeza de que dias melhores virão e com maior velocidade, se nesse momento permanecermos unidos como classe, mas na segurança do nosso lar com a família e focados em todos os devidos cuidados de prevenção para a contenção do vírus”, finalizaram as instituições através da nota enviada à imprensa. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade