Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2014

Comerciantes ainda planejam horários durante a Copa

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Comércio ainda enfrenta dúvidas sobre fechamento durante jogos da Seleção Brasileira

DA REPORTAGEM

Muitos comerciantes penapolenses ainda estão indecisos sobre o que fazer nos horários em que a Seleção Brasileira entrará em campo durante a Copa do Mundo de 2014. Isso porque existem muitos questionamentos sobre o fato do comércio fechar ou não suas portas ou qual o horário de funcionamento durante os jogos da seleção durante a fase de grupos. De acordo como o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Penápolis, Flávio Galinari, não há uma imposição por parte do sindicato com relação ao horário de fechamento, sendo que isso está sendo deixado a critério de cada comerciante. “Na verdade o que estamos fazendo é apenas uma sugestão para que o comerciante feche suas portas cerca de uma hora antes dos jogos, liberando seus funcionários para que também possam acompanhar as partidas com família e amigos”, comentou. Ainda de acordo com o presidente, a expectativa é de que todo o comércio acate ao pedido, que, segundo ele, seria o melhor para todos. “Existe uma expectativa muito grande em relação aos jogos da seleção durante a Copa, por isso, até mesmo funcionários querem acompanhar os jogos no conforto de seus lares junto à família. Sem contar que nos horários das partidas o comerciante enfrentará um fraco movimento nas lojas”, ressaltou. Se, de fato, os comerciantes acatarem a sugestão, o comércio terá uma interrupção em seu funcionamento bastante significativa, já que os três jogos da Seleção Brasileira serão feitos em dias da semana e sempre às 17h00, o que geraria o fechamento às 16h00. Dia 12 de junho (quinta-feira) – abertura da Copa e confronto contra a Croácia. Dia 17 de junho (terça-feira) – confronto contra o México – e dia 23 (segunda-feira) – confronto contra Camarões. 

Dia dos Namorados
Além da questão do comércio fechar mais cedo em dias de jogos da seleção há ainda o fato do dia 12, abertura da Copa, ser realizada no Dia dos Namorados, terceira data mais importante para as vendas do comércio. O fato gera reclamação de alguns comerciantes e não causa incômodo a outros. Para a comerciante Carmen Rodrigues Buzzetti, o fato da abertura do mundial ser no dia dos namorados não atrapalha as vendas. “Acontece que a abertura será no mesmo dia dos Namorados, ou seja, a grande maioria que vai presentear deixa para comprar, no máximo, até a véspera. Além disso, a Copa é algo que está em evidência, as pessoas já estão sabendo da abertura do evento e querem acompanhar, por isso já preferem fazer as compras com antecedência, garantindo tranquilidade na hora da compra”, opinou. Segundo o calendário estipulado pelo Sincomércio, na véspera do Dia dos Namorados, a comércio deverá ficar aberto até às 19h00. Além disso, Carmen ressaltou que falta maior união entre os comerciantes para que este tipo de problema seja resolvido da melhor forma. “É chato você ter algumas lojas abertas e outras fechadas, principalmente para o consumidor que fica perdido, sem saber se a loja que deseja comprar estará aberta ou não. Por isso, acho que deveria haver uma decisão concreta por parte dos comerciantes e acatadas por todos, havendo uma divulgação ampla sobre isso”, ressaltou. Já a comerciante Flávia Neves Braz, é contra o fechamento do comércio. “Principalmente no Dia dos Namorados, onde as vendas são muito boas. Acredito que da mesma forma que há pessoas interessadas no futebol, também há aquelas que não ligam para isso, e que aproveitam a saída de seus serviços, já no fim da tarde, para realizarem compras ou mesmo efetuar pagamentos”, disse. Para ela, os horários dos jogos podem causar prejuízos para o comércio de todo o país. “Não só em Penápolis, mas em todo o Brasil, pois muitas lojas acabam fechando e causando ainda mais prejuízos para uma economia que já precisa de mais ânimo”, comentou. Ela reconhece que há sim o interesse das pessoas em assistir as partidas do Brasil, mas que fechar com uma hora de antecedência é desnecessário para uma cidade como Penápolis. “Creio que eu mesma só devo fechar meu comércio com meia hora ou até mesmo em cima da hora, pois a cidade é pequena e não há problemas com trânsito, o que favorece o deslocamento rápido das pessoas”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade