Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/08/2007

Comemoração: Pais destacam o caráter sentimental da data

Detalhes Notícia

O sentimento e reconhecimento dos familiares supera o apelo comercial do Dia dos Pais, segundo os entrevistados pela reportagem do Diário de Penápolis.

Para eles, o almoço em família onde é enaltecido o valor paterno ou um simples abraço da esposa e dos filhos é mais importante que o presente mais caro do mundo.

“Ser pai é algo muito especial que defino em uma única palavra: felicidade. Assim se expressou o comerciante José Augusto de Oliveira. Com três filhos, José Augusto considera todos os demais dias do ano como o dos pais. “Mas hoje não deixa de ser especial, principalmente porque somos lembrados”, destacou. Outro fator importante, em sua opinião, é o fato de ocorrer em muitos lares a reunião familiar, incluindo pais, filhos e avós, dentre outros familiares. “É algo salutar que a comemoração deste dia acaba proporcionando”, enfatizou.

Outro entrevistado que vê o valor afetivo acima do comercial é o vendedor Lucivaldo Marcos Carrareto. “O Dia dos Pais nos proporciona um momento raro da qual podemos valorizar de forma acentuada nossos pais”, observou. Pai de um filho de apenas um ano de idade, Lucivaldo ressaltou que, apesar de comemorações anteriores, quando atuava apenas na condição de filho, a partir do nascimento de seu filho conseguiu compreender melhor o significado da palavra “pai”. “Este dia sem dúvida serve para refletirmos e valorizarmos ainda mais esta figura”, garantiu. Já o comerciante Júlio Donizette Herrero, a data de hoje deveria ser comemorada no sentido de oferecer responsabilidade aos filhos. “Ser pai, ao meu ver, é assumir com amor e responsabilidade a cada filho. Mas, além do amor é necessário oferecer educação e orientação”, ressaltou o comerciante. Como já estava previamente combinado, hoje a família estará reunida em confraternização. Outro comerciante que vê a data de hoje com grande valor sentimental é o comerciante Antônio de Assis Assumpção (foto), pai de um filho de 15 anos. “Não há como negar que ser pai é a realização de qualquer homem. Desta forma, ter um dia para sermos lembrados é de grande valor e mexe com os sentimentos”, garantiu. O dia hoje será de festa para a família que irá reunir seu pai, sogro e demais membros da família.

 

Origem

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade