Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/06/2007

Comemoração: Missa e quermesse marcam aniversário de Alto Alegre

Detalhes Notícia

A cidade de Alto Alegre, distante cerca de 25 km de Penápolis, completa hoje 77 anos de fundação e 54 anos de emancipação política. Para comemorar a data, que também homenageia o Dia de São João Batista, padroeiro da cidade, a Paróquia, que também leva o nome do santo, organizou uma extensa programação religiosa, iniciada no último dia 15 e estendendo-se até a manhã de hoje, com missa às 9h00.

A festividade também inclui a realização da tradicional quermesse, de sexta até hoje, onde são comercializados frangos, leitoas, salgados e bebidas para angariar recursos para a Paróquia. Para hoje, está programado almoço, seguido de leilão de gado. A Prefeitura Municipal promoveu ainda shows com a dupla Paulo César e os Garotos de Ouro e banda Somos Iguais, sexta e sábado, respectivamente.

As comemorações serão acompanhadas pela prefeita Maria das Graças Trisóglio Bis, a “Daça” e o vice Ilson Peres Thomé.

 

História

Alto Alegre pertence à comarca de Penápolis e está localizada em altitude de 500 metros. A fundação da cidade deu-se a partir da instalação de um estabelecimento comercial, iniciado por José Caparroz Peres. Ele escolheu o local por ser ponto de passagem de moradores do Bairro do Paraguai que cultivavam terras nos bairros Esperancin e Bairro da Cigarra. Estes trabalhadores atravessavam uma imensa mata e passaram a contar com um ponto de parada, onde hoje fica o imóvel de número 112 da Avenida Dr. Acyr Alves Leite. A grande quantidade de faveiros na região fez com que o lugar fosse inicialmente chamado de Faveiral, passando ao nome de Alto Alegre apenas em 1934. A nova denominação traduzia a hospitalidade com que os moradores tratavam os visitantes, além de considerar a elevada altitude das terras, estando entre as mais altas cidades da região Noroeste do Estado. O local foi elevado a município no ano de 1953 e o primeiro prefeito da cidade foi o médico Dr. Acyr Alves Leite.

Com o desenvolvimento da região, Alto Alegre possui atualmente dois Distritos: Jatobá e São Martinho D’Oeste, sendo o primeiro distante 10 Km de Alto Alegre e o segundo, 17 Km. As principais rodovias que servem o município são Raul Forchero Casasco, Marechal Rondon e Assis Chateaubriand. A cidade tem ainda vários bairros rurais, entre eles, Santana, Coroados, Matão, Serrinha, São Roque, Paraguai e Barra Bonita. Alto Alegre conta atualmente com 4.261 habitantes e faz divisa com os municípios de Penápolis, ao norte; Luiziânia, ao sul; Promissão e Getulina, a leste e Braúna a oeste. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade