Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/11/2012

Com IPI reduzido número de veículos aumenta, aponta Denatran

DA REPORTAGEM

Com a redução de IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - para veículos, prorrogada de outubro até o fim do ano, muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade para comprar seu carro novo. Essa foi a segunda vez que o Governo Federal prorroga a redução do benefício neste ano, que foi anunciada inicialmente em maio. Em agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a primeira prorrogação da redução do imposto, que, a princípio, venceria no dia 31 daquele mês. Pensando nos benefícios aproveitando as novas taxas de juros, muitas pessoas tem ido às concessionárias para comprar seus novos veículos. Em Penápolis, por exemplo, diariamente são vistos carros novos circulando pelas ruas sem a placa de identificação. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até setembro deste ano a cidade contava com 39.062 veículos. Para se ter ideia do aumento registrado, em maio havia 38.122 veículos, o que representa um aumento de 940 em apenas 240 dias, ou seja, foram registrados quase quatro veículos por dia em Penápolis. Deste total, 18.464 são automóveis. Segundo o Denatran, Penápolis possui ainda 10.400 motocicletas e 3.499 motonetas. Com relação ao número de ônibus, a cidade possuía, até setembro, 254, e 70 micro-ônibus. Circulam também pela cidade 2.452 caminhonetes, e 1.307 caminhões.

Venda com IPI
Desde o início da redução do IPI para o setor, houve aumento significativo na venda de carros novos e redução dos estoques das montadoras. Em agosto, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou que as vendas de veículos tiveram o melhor mês da história da indústria automobilística. A marca recorde é de 420.101 unidades e representa aumento de 15,3% sobre julho e de 28,3% em relação a agosto do ano passado, com 327.360. O ministro Guido Mantega afirmou em entrevista em Brasília, que a prorrogação visa assegurar que não haja aumento no preço dos carros no fim do ano e também estimular os investimentos dos fabricantes de automóveis. O ministro disse também que essa, provavelmente, será a última prorrogação do IPI baixo para automóveis. A partir de janeiro de 2013, segundo anúncio do próprio governo federal, começa a vigorar o novo regime automotivo - que pressupõe o retorno do IPI aos patamares antigos. Para ter IPI menor, com o novo regime, as empresas terão de realizar investimentos em tecnologia, inovação e em eficiência energética (carros que consumam menos combustíveis). (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade