Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/01/2017

Comércio de Penápolis cria 163 vagas de emprego em 2016

DA REDAÇÃO
 
O comércio de Penápolis encerrou 2016 com 163 vagas e emprego criadas, de acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e emprego. O número é resultado de 1.640 contratações e 1.477 demissões registradas no período. Somente em dezembro, foram 62 novas vagas de emprego criadas, com 163 contratações efetivadas pelo setor e 101 desligamentos. Se levar em consideração que ao final dos 12 meses de 2015 o comércio teve um saldo de 174 postos de trabalho fechados, são 337 vagas criadas desde então. Ainda assim, a quantidade de contratações realizadas pelo setor no ano passado foi inferior à de 2015, quando o comércio empregou 1.706 trabalhadores, mas demitiu 1.880.  Para o presidente do Sincomércio de Penápolis, Norberto Pereira Laranja, isso mostra que ainda há espaço para mais contratações pelo comércio. Ele acredita que a economia continuará crescendo e que o comércio tem tudo para voltar a empregar como em um passado recente. “O comércio sempre foi o principal empregador de Penápolis e acredito que continuaremos com esse posto. Em 2017 temos tudo para continuarmos contratando mais do que demitindo”, diz. Ele lembra que devido à crise econômica que já dura quase dois anos, muitos lojistas tiveram que reduzir seu quadro de funcionários para cortar despesas e que fechar 2016 com saldo positivo na geração de empregos já é muito significativo. “Temos que comemorar esse resultado, que prova que as coisas estão melhorando”, comenta.
 
Geral
O bom desempenho do comércio foi importante para que a cidade de Penápolis encerrasse o ano com saldo positivo na geração de empregos. Segundo o Caged, no geral, foram criadas 236 novos postos de trabalho em 2016. Entre os setores pesquisados pelo Ministério do Trabalho, o de serviços foi o que teve o melhor desempenho, com a criação de 275 novas vagas. A indústria, que também tem papel significativo na economia local, encerrou 2016 com apenas 17 novos postos de trabalho, resultado de 1.590 contratações contra 1.573 desligamentos no período. Outro setor que teve resultado positivo foi a agropecuária, porém, foram apenas 2 novos empregos criados. A construção civil, que nos últimos anos cresceu bastante, graças à construção de novos residenciais, principalmente pelo governo federal, perdeu força nos últimos meses e fechou o ano passado com mais demissões do que contratações. Somente em dezembro, o setor fechou 20 postos de trabalho e acumulou 179 vagas encerradas no ano. A administração pública fechou dez vagas de emprego em dezembro e 39 no geral de 2016. Laranja acredita que a definição breve da situação política no município é importante para que a economia se estabilize para que a cidade continue recebendo investimentos. “É importante que seja definido logo se haverá ou não novas eleições em Penápolis, mas enquanto isso não ocorre, temos que continuar trabalhando para que esse quadro positivo seja mantido”, conclui. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade