Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/11/2013

Cisa promove comemoração com pacientes ostomizados

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Psicólogo Sidney Marques (em pé ao centro) conversou com os pacientes ostomizados, familiares e amigos

Em comemoração ao Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado em 16 de novembro, os profissionais da Clínica de Especialidades do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), promoveram no último dia 22, um encontro entre os pacientes ostomizados, seus familiares e amigos. O evento foi realizado no Salão Social do Sindicato Rural de Penápolis.

De acordo com a coordenadora geral do Cisa, a farmacêutica Renata Cristina Vidal, o objetivo do encontro foi prestar assistência aos pacientes ostomizados, através de troca de informações e experiências vivenciadas.

Atualmente, o Cisa atende cerca de 40 pacientes ostomizados, que são aquelas pessoas por algum motivo, foram submetidas a uma cirurgia que exterioriza a alça intestinal ou o ureter na parede do abdômen, utilizando portanto, uma bolsa onde as fezes são depositadas. Portadores de traqueostomia e os que usam catéters ou sondas, também são considerados ostomizados.

 

Atividades

Durante o encontro, os participantes tiveram momentos de descontração com música ao vivo entoada pelo cantor e compositor, Leandro Vallim; roda de bate-papo entre os presentes; palestra com o psicólogo Antônio Sidney Marques e com a enfermeira especialista da Convatec, além de um farto café da tarde.

"Esse encontro contribui para que todos tenham conhecimento sobre a ostomia. É importante que os pacientes e familiares aceitem a nova condição de vida e encarem essa nova fase com otimismo, melhorando a auto-estima e qualidade de vida", comentou a coordenadora. O Cisa possui ambulatório voltado para esses pacientes que abrange toda a região de atendimento (Penápolis, Avanhandava, Alto Alegre, Luiziânia, Barbosa, Braúna e Glicério) com equipe multiprofissional capacitada, visando o bem estar dos pacientes. O evento comemorativo foi realizado por meio de ação solidária entre o Cisa, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Públicos, Só Química e Convatec. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade