Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/05/2007

Cidade limpa: 280 toneladas já foram retiradas, mas Prefeitura ainda recolhe lixo

O resultado do "Dia de Mobilização por uma Cidade Limpa", realizado no último sábado pela Prefeitura de Penápolis, pode ser considerado um sucesso, já que uma imensa quantidade de lixo foi retirado das residências. Porém a quantidade de dejetos colocados nas ruas foi tanta que o recolhimento, planejado para ser concluído no mesmo dia, terá de continuar ainda por cerca de três a quatro dias, conforme previsão da administração municipal.

Um levantamento parcial do que já foi recolhido e calculado aponta cerca de 280 toneladas de materiais diversos, todos criadouros dos mosquitos transmissores da dengue e da leishmaniose.

O funcionário do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Fabrício Aparecido Damazo, conhecido como "Bissa", revelou que a retirada total do lixo das ruas deve ocorrer no máximo até o final desta semana.

"A experiência que temos, acumulada de campanha anteriores, nos leva a crer que antes deste prazo será difícil concluir. A quantidade de lixo foi realmente enorme, superando o que esperávamos. Por um lado é bom, porque tudo isso está saindo do interior das casas, mas é necessário um pouco de paciência para aguardar o recolhimento nos setores onde ainda não conseguimos terminar a retirada", falou Bissa.

"Mesmo com a ajuda de caminhões e máquinas emprestados por empresas da cidade não foi possível dar conta de tanto lixo".

Na opinião da chefe do serviço de Vigilância Epidemiológica, Rosalicia Maria Lundstedt, a experiência foi muito válida. "Estamos satisfeitos em ver que a população colaborou fazendo a faxina nos quintais. Só que os munícipes não devem se esquecer de limpar sempre o imóvel, evitando novo acúmulo de criadouros nas casas. Do contrário não adianta nada tanto esforço", alertou.

 

Como foi

Mais de 500 pessoas e dezenas de caminhões e máquinas estiveram em ação durante a campanha no último sábado. A Secretaria Municipal de Saúde, que coordenou a campanha, dividiu a cidade em seis regiões; em cada uma delas atuaram cinco caminhões para recolher o lixo retirado dos quintais, uma pá-carregadeira e aproximadamente 80 pessoas, entre motoristas, funcionários braçais, servidores da Saúde e agentes da Vigilância Epidemiológica, além de atiradores do Tiro de Guerra 02-027. O trabalho de recolhimento do lixo começou às 07h.

A meta da mobilização, além de eliminar os criadouros dos mosquitos, foi a de sensibilizar a comunidade para a limpeza periódica das residências, colaborando para o desaparecimento da dengue e da leishmaniose.

A iniciativa, apesar de coordenada pela Secretaria de Saúde, teve a colaboração das secretarias municipais de Obras e Agricultura, Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), que cederam caminhões, máquinas, motoristas e braçais.

Também colaborou a Secretaria Municipal de Educação, que por meio das Escolas Municipais de Ensino Fundamental envolveu estudantes na distribuição de panfletos e sacos de lixo de casa em casa.

Para realizar a mobilização a Prefeitura também conseguiu a participação de diversas empresas da cidade, a quem agradece: Sistema Agrícola, Só Terras, Transpenápolis, Sementes A. Maschietto, Transportadora Expir, Transportadora Arikawa, Auto Posto Marin e Auto Posto Caneco de Ouro. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade