Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/09/2012

Cia Circo de Trapo participa de nova etapa do “Viagem Literária”

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Entre uma história e outra, os artistas/narradores conversam com o público, brincam com jogos populares, trava-línguas, advinhas e musicalidade

Em mais uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, receberá no próximo dia 14 de setembro mais uma etapa do Projeto Viagem Literária. Dessa vez quem vem a Penápolis para desenvolver as atividades com o público são os artistas da Cia Circo de Trapo, de São Paulo. Eles apresentarão “Tricontando Histórias” em dois horários, às 09h e às 14h, na própria Biblioteca Municipal. A participação é de graça.
A Cia. Circo de Trapo é um grupo teatral que existe desde 2002 e é composto por atores, palhaços, mediadores de leitura e contadores de histórias que desenvolvem prioritariamente trabalhos voltados para a infância e a juventude.
Dentro da proposta do Projeto Viagem Literária, o grupo cria um ambiente aconchegante e divertido para narrar suas histórias que são tiradas de novelos mágicos. “Tricontando” traz canções, livros, brincadeiras com palavras e no final apresenta uma deliciosa receitinha culinária musicada, que pode ser feita por toda a família.
O grupo de artistas mantém como sede o Espaço Circo de Trapo, localizado no Jardim Santa Maria - Zona Leste de São Paulo. As pesquisas do grupo de artistas partem de quatro pilares: O teatro, a narração de histórias, a mediação de leitura e o palhaço.

Processo de Criação
Os artistas da Cia. Circo de Trapo carregam nos novelos, inúmeras narrativas populares, sobre princesas e rainhas, sobre o mundo animal, sobre Pedro Malasartes - importante figura da tradição cômico-popular - dependendo da proposta da apresentação. Porém, todas as narrativas são relacionados à ideia de tricotar - uma brincadeira em que as histórias estão na cesta de novelos mágicos que precisam ser tricotados para que as narrativas possam ser contadas.
Com isso, o tricotar se relaciona em nosso imaginário ao ato de conversar, bater papo ou, ainda, de tecer fios de histórias. A ideia inicial de Tricontando histórias surgiu a partir da leitura de livros da escritora Eva Furnari. Em um deles (O Circo da Lua), uma senhora contava histórias ao seu neto enquanto tricotava.
Entre uma história e outra, os artistas/narradores conversam com o público, brincam com jogos populares, trava-línguas, advinhas e musicalidade.
A Cia. Circo de Trapo pesquisa os inúmeros sentidos em torno da palavra, a importância da narração de histórias na educação. Além da combinação da música, da manipulação de objetos e de outros expedientes com a narração, sem perder o foco no ato de narrar, preocupando-se em experimentar diferentes formas de interagir com o público.
Os projetos do grupo já foram premiados três vezes pela Secretaria de Estado da Cultura (edital Proac) e por duas vezes pelo projeto VAI da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.
Quem quiser participar do Viagem Literária deve se inscrever junto à Biblioteca Municipal, pelo telefone 3652-5691.

Ficha técnica:
Cenários, figurinos e produção geral: Cia Circo de Trapo
Narradores: Fabiana Alves, Taynã Azevedo, Marco Ponce, Rosana Borges e Verônica Nóbili
Duração: 45 minutos
Idade recomendada: a partir de 3 anos
Reflexão, pesquisa e contexto

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade