Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/01/2012

CHUVAS: Cuidados com a dengue devem ser redobrados

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Entulhos descartados de forma irregular são grandes criadouros para o mosquito da dengue

DA REPORTAGEM

Com as chuvas de verão que estão ocorrendo aumentam as possibilidades de haver novos criadouros do mosquito da dengue em locais onde não há cuidados adequados. Estas variações entre sol e chuva, são as mais propícias para a proliferação do mosquito. Segundo o médico geriatra, Antônio Gazola, a doença é viral e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com uma gripe forte. “São muito parecidos e requer uma atenção especial, pois a pessoa pode sentir febre, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, entre outras, por isso é muito importante que todos estejam atentos para não se confundir com os sintomas”, explicou. Gazola informou que não existe tratamento específico para a doença, mas para seus sintomas, o que também requer uma atenção especial. Segundo ele, a pessoa que possui suspeita da dengue precisa procurar um médico para que o diagnóstico seja feito de forma correta, evitando a alto-medicação. “Principalmente por que a medicação errada pode agravar os sintomas. Antiinflamatórios e aspirinas não podem ser tomadas, pois aumenta o risco de um sangramento, nestes casos o médico sempre vai receitar algo à base de paracetamol”, disse. Em alguns casos, a doença requer uma atenção especial. Quando a dengue é diagnosticado em crianças até dois anos ou em idosos acima de 60, os sintomas podem ser mais fortes devido à estrutura do corpo e a imunidade da pessoa. “Aqueles que possuem alguma enfermidade crônica também precisam redobrar a atenção em caso de suspeita da dengue, mesmo não atingindo diretamente a doença, ela pode oferecer alguns agravantes na saúde da pessoa, por isso o médico deve ser procurado imediatamente, evitar que o incômodo dos sintomas seja ainda maior”, ressaltou. A dengue hemorrágica é muito temida, pois as pessoas associam a doença a hemorragias, porém, ele explica que nem sempre ela pode estar associada. “Cada caso é diferente, a dengue pode ser hemorrágica, mas não oferecer hemorragias no corpo do paciente, assim como podem se constatar hemorragias, mas a doença não ser dengue hemorrágica”. A dengue hemorrágica, na verdade, é tratada como “síndrome do choque da dengue” é mais propício em pessoas que já tiveram a doença e que a adquiriram pela segunda vez. Ainda segundo Gazola, a doença pode ser classificada em diversos níveis de intensidade. “Por isso é muito importante a consulta a um profissional da saúde, para que haja a constatação correta da doença, podendo haver os cuidados necessários de acordo com o paciente”, ressaltou.

Prevenção
Mesmo com o término do período de chuvas é preciso se preocupar com a dengue. “As pessoas acham que quando terminam as chuvas o problema acaba, mas os ovos do mosquito Aedes Aegypti ainda podem permanecer no recipiente, e após um ano, quando volta o período das chuvas, se ele estiver no local, poderá gerar a larva que por sua vez se transforma no mosquito que transmiti a doença”, comentou. A recomendação, segundo Gazola, é que os vasos e todos recipientes que possam ser um criadouro do mosquito, seja lavado com uma esponja, removendo todo ovo que possa haver no local. Outros cuidados ainda se fazem necessários. Os casos de focos não são somente em lugares expostos às chuvas, mas em locais dentro de casa, como vasilhas que servem de bebedouro para os animais, bandeja externa de geladeiras e pratos de plantas. A melhor maneira de combater as larvas nestes lugares é através de uma limpeza periódica. Nas bandejas de geladeiras e pratos de plantas, o ideal, é lavar uma vez por semana, e colocar uma colher de detergente que é mais eficaz e mais barato que a água sanitária, já que ela é volátil e evapora rapidamente. Existem também muitos locais que contém materiais que podem servir como criadouros, como terrenos baldios e os bolsões irregulares de lixo.

Durante a doença
Como explicou o médico geriatra Antônio Gazola, quando adquirida a dengue, o paciente precisar tomar alguns cuidados. Segundo ele, apenas 10% dos casos requer internação, os sintomas mais graves geralmente aparecem nas pessoas que já tiveram a doença. “Normalmente o tratamento é realizado em casa, e os sintomas que tanto incomodam, vão diminuindo com o passar dos dias”, comentou. Com isso é muito importante que a pessoa tome bastante água para se manter hidratado, o repouso também é importante para que se mantenha descansada, apresentando melhor resposta do sistema imunológico. Tomar os medicamentos devidamente prescritos pelo médico é fundamental para a boa recuperação. “Tudo isso tem que ser seguido, pois os sintomas devem desaparecer em duas semanas, mas é importante ressaltar que caso os sintomas permaneçam ou haja alguma complicação, que o médico seja procurado imediatamente, pois os casos de morte por causa do dengue são raros, mas podem acontecer”, finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade