Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/01/2009

Cerimônia: Eleitos tomam posse em cerimônia na Câmara Municipal

Os doze candidatos eleitos no último pleito, ocorrido em outubro – dez vereadores, o prefeito e seu vice-, foram oficialmente empossados ao cargo em sessão solene realizada na manhã de quinta-feira, 1, na sala “vereador Nicolau Abramides”, no prédio da Câmara Municipal de Penápolis. Iniciado por volta das 09h30, o término dos trabalhos, presidido pelo vereador Célio José de Oliveira, ocorreu somente por volta das 12h00. A mesa principal também foi composta pelo prefeito João Luís dos Santos, a primeira-dama Renata Cristina Torres Buranello Santos, seu vice, Ricardo Rodrigues de Castilho e esposa, Sônia Falleiros Castilho e Reginaldo Sacomanni, vereador reeleito, que secretariou a sessão. Nominalmente e por ordem alfabética, os eleitos foram chamados para o juramento. Com o braço direito estendido os vereadores eleitos juraram exercer com dedicação e lealdade o mandato, respeitar a ordem jurídica e defender os interesses do município. Na seqüência os vereadores assinaram o livro de posse. Após o último vereador ter sido empossado, ocorreu procedimento idêntico do prefeito e seu vice. Três representantes de instituições religiosas, sendo um padre, um pastor e um espírita tiveram a oportunidade de expressar as mensagens que haviam preparado. Os vereadores eleitores tiveram 10 minutos para se pronunciarem e todos eles utilizaram o tempo para agradecer aqueles que os apoiaram na campanha. A cerimônia foi tranqüila e apenas uma vez a platéia se manifestou. Foi quando o vereador reeleito, Francisco José Mendes criticou a falta de um esforço maior do prefeito em áreas estratégicas e citou algumas pontes que estão inacabadas. Várias pessoas se manifestaram e passaram a vaiá-lo, fazendo com que o presidente da sessão interviesse para restabelecer a ordem. (SRF)

Célio de Oliveira é eleito presidente da Câmara

Após terminar a sessão de posse, enquanto o prefeito e o vice se dirigiram até o Paço Municipal para participarem de culto ecumênico, os vereadores deram início à votação para a escolha da mesa diretora para o biênio 2009/2010. A votação foi aberta e nominal, sendo primeiramente escolhido o presidente. Por ordem alfabética, os vereadores se dirigiam até o microfone e diziam em quem estavam votando. Célio de Oliveira (DEM), com sete votos, foi eleito. Célio teve o voto dele próprio e de Nardão Sacomani, Caíque Rossi, Joaquim da Delegacia, Hugo Tadeu, Professor Luiz e Tiquinho. Em Zeca Monteiro (PT) votaram o Dr Rodolfo, Ricardinho Castilho e o próprio Zeca Monteiro. O vice-presidente da Câmara será Francisco José Mendes (Tiquinho), enquanto que o primeiro secretário será o professor Luis Antônio Alves de Oliveira e o segundo, Caíque Rossi. Os vereadores eleitos para a legislatura 2009/2012 são os seguintes: Carlos Henrique Rossi Catalani,  Célio José de Oliveira, Francisco José Mendes, Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, Joaquim Soares da Silva, José Carlos Aguirre Monteiro, Luís Antônio Alves de Oliveira, Reginaldo Sacomani, Ricardo Falleiros de Castilho e Rodolfo Valadão Ambrósio. (SRF)

João Luis e Célio de Oliveira pregam entendimento

Ao fazerem uso da palavra, tanto o prefeito João Luís dos Santos como o presidente da Câmara, Célio José de Oliveira, pregaram o entendimento e o estreitamento entre os dois poderes. Célio ressaltou o papel que a oposição deve ter. “A oposição tem que ser inteligente. Atualmente, no mundo, já não existe espaço para uma oposição burra”, ressaltou aos presentes. Em sua opinião, “a cidade é muito pequena para ficar com picuinha política”. Já o prefeito reeleito ao iniciar seu discurso desabafou: “Se alguém ainda duvida que Deus é justo e que existe justiça em nosso País, a minha presença aqui nesta manhã é a resposta”, enquanto era aplaudido por boa parte dos presentes. João Luís e Ricardo, apesar de diplomados e empossados, ainda aguardam o julgamento de um recurso no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. João Luís foi acusado pela coligação adversária de um possível favorecimento com a publicação de releases sobre feitos da administração municipal, produzidos pela Secretaria de Comunicação, durante o período eleitoral e publicados pelos jornais locais e um de Araçatuba.
Em seu discurso, o prefeito, parafraseando o presidente Luís Inácio Lula da Silva, afirmou que ‘nunca na história de Penápolis’ o povo foi tão respeitado e os recursos públicos tão bem aplicados como em seu governo, o que, em sua visão, teria incomodado algumas pessoas que pretendiam voltar ao poder. “Para a tristeza de alguns e a alegria da maioria, estou tomando posse democraticamente com a graça de Deus e disposição de realizar um governo ainda melhor do que o primeiro. Subestimaram a inteligência, a resistência e a força de um povo. O povo é sábio e soube separar o joio do trigo”, falou.
João Luís prometeu trabalhar com o objetivo de transformar Penápolis na cidade Princesa da Cidadania, proporcionando dignidade aos moradores, com um padrão administrativo racional e eficiente. “O Brasil sonhou com Lula e encontramos o rumo para o país. Nós também encontramos o rumo certo para a Terra de Maria Chica. Penápolis não é mais a mesma, pois mudou para melhor”, garantiu. O discurso de João Luís estava preparado e praticamente foi lido por ele na tribuna da Câmara. Por coincidência, o prefeito lembrou que teve que construir, em sentido literário, “muitas pontes”, o que levou um inevitável olhar dos presentes em direção ao vereador Francisco José Mendes, que o havia criticado momentos antes por algumas pontes do município estarem inacabadas. “As pontes são inevitáveis para que possamos passar para o outro lado do rio...Mas garanto que todas as pontes construídas no nosso governo são seguras. Projetamos e construímos muitas pontes. São elas que conduzem rumo à novos objetivos e nos levam junto ao povo. São as pontes que dão oportunidade para chegarmos onde nunca estivemos...São os nossos elos, as nossa ligações”, comentou e lamentou que alguns vereadores da legislatura anterior terem usado a Tribuna da Câmara para fazer injúrias. (SRF)

CONFIRA TODAS AS FOTOS DA POSSE NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade