Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/04/2008

Centenário: Portugueses e espanhóis recebem homenagem

Detalhes Notícia

Como parte das comemorações do centenário de Penápolis, a administração municipal realizará no decorrer deste ano várias homenagens aos imigrantes que ajudaram a construir a história da cidade. Na última sexta-feira, 25, foi a vez dos espanhóis e portugueses. O evento “Noite de Queijos e Vinho” aconteceu no Kai Kan e reuniu cerca de 200 penapolenses. Na programação, danças típicas espanholas e portuguesas apresentadas pela Ritmu’s Companhia de Dança de Salão, de São José do Rio Preto.
Representando os imigrantes espanhóis foi homenageado José Gimenez Escudero que, em 1950, veio direto da Espanha para Penápolis, instalando-se inicialmente no bairro Bonito, onde assumiu a venda existente na fazenda da família Berbel. Durante muitos anos trabalhou como viajante para a Sacotem.
Já os imigrantes portugueses foram homengeados na pessoa de Henrique Fernandes, penapolense nascido em 1919, filho dos imigrantes Joaquim Henrique Fernandes e Maria Rodrigues. Após trabalhar vários anos nos ramos de serraria e comércio de combustíveis, Fernandes dedicou-se à panificação, abrindo em Penápolis as Panificadoras Massapura 1 e 2 e a Paned’oro.
A Noite de Queijos e Vinho foi abrilhantada pela Banda CVE Produções, sob o comando do músico Edmilson Pequeno. A academia Ritmu’s Cia de Dança de Salão, de São José do Rio Preto, fez várias apresentações de danças típicas espanholas e portuguesas, encantando todos os presentes.
Após as apresentações foram entregues aos homenageados troféus comemorativos do centenário de Penápolis. O prefeito João Luís dos Santos destacou a importante participação dos imigrantes na formação histórica de Penápolis e do Brasil. “Desde o início, cada imigrante que aqui chegou contribuiu com seu trabalho pra construir a Penápolis que temos hoje. A diversidade de culturas só nos enriquece. Todos fizeram a sua parte. Hoje, cabe a nós dar continuidade, com trabalho e dignidade, fazendo de Penápolis um lugar cada vez melhor para se viver”, disse.
Após a fala do prefeito, o público presente, de pé, rendeu sua homenagem a Escudero e Fernandes, com uma calorosa salva de palmas. Também se manifestaram no evento o padre Joaquim Lima Brito, pároco da Paróquia Santa Clara, e o ex-deputado Ricardo Castilho. Ambos elogiaram a iniciativa de preservação da memória e da história dos que construíram a história da cidade nesses 100 anos, enfatizando que um povo sem história é um povo sem identidade. Os vereadores Adalgiso do Nascimento e José Santino também marcaram presença no evento.

Japoneses
Dando seqüência às homenagens que serão prestadas aos imigrantes nas comemorações do centenário, já está programado o próximo evento: junto com a comunidade nipo-brasileira de Penápolis, será realizada em 18 de junho próximo, a homenagem aos japoneses que também comemoram neste ano os 100 anos de imigração japonesa o Brasil. Secom – PMP

Foto: Evento reuniu mais de 200 pessoas no Kai Kan

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade