Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2014

Cemitérios já recebem cuidados para o Dia de Finados

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Prazo para reformas de túmulos terminaram ontem. Somente limpezas serão permitidas até sábado (01)

DA REPORTAGEM

Terminou ontem o prazo para reformas de túmulos no principal cemitério da cidade em preparação para o dia de Finados, no próximo domingo (02). Os funcionários dos dois cemitérios de Penápolis, Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz estão trabalhando bastante para deixar tudo pronto para receber visitantes de túmulos de parentes e amigos. Na Necrópole, apenas os trabalhos de limpeza podem ser feitos a partir de hoje até o próximo sábado (01). De acordo com o encarregado dos cemitérios, Antônio Carlos Dinardi, o tempo para os túmulos serem reformados foi suficiente. “Sempre procuramos estipular um prazo, pois em seguida é necessário fazer a limpeza do cemitério, é preciso que tudo seja colocado em ordem para os dias das visitas”, explicou. Para as pessoas que farão a limpeza de túmulos de parentes, a recomendação é que não se deixem sujeira acumulada nas ruas de circulação. Para que tudo seja descartado de forma adequada, diversos tambores foram espalhados para receber o material inutilizado. “Estamos tomando todas as medidas para que o cemitério fique limpo e conservado para o dia de Finados, mas é fundamental a colaboração das pessoas para que tudo possa estar em ordem”, acrescentou. Para o dia de Finados, está sendo preparada toda infraestrutura para receber as pessoas que passarão pelos dois cemitérios. “Temos que oferecer uma estrutura adequada para receber as pessoas”, disse. Em relação à colocação de flores nos túmulos, Antônio ressaltou os cuidados necessários para que não haja focos de mosquitos transmissores da doença ocasionados por água parada em vasos. A recomendação é que as pessoas furem os vasos no lado de baixo para que a água possa escorrer, e também que utilizem areia grossa. Tambores contendo areia serão disponibilizados em diversos pontos do cemitério. “Outra recomendação importante é que as pessoas não deixem as embalagens plásticas nos vasos, o que também facilita o acúmulo de água. Tudo o que for descartado, pedimos para que seja jogado no lixo”, enfatizou. Com relação ao cemitério Jardim da Paz, o encarregado ressaltou que, especialmente para o dia de Finados, será permitida a colocação de flores junto aos túmulos, o que não é permitido em dias normais. No entanto, após o fim de semana, todos os vasos e flores ali depositados serão retirados, voltando seguir a norma de proibição de colocação de flores. A expectativa é de que somente a Necrópole receba cerca de 25 mil visitantes.  “Estamos trabalhando para montar uma estrutura adequada para todas estas pessoas, desde a limpeza dos cemitérios até a estrutura de banheiros, água e ambulância, que ficará disponível para emergência, tudo para garantir a segurança e comodidade das pessoas”, completou. 

Informatização
Até ontem, 37.346 pessoas haviam sido sepultadas na Necrópole Santa Cruz, enquanto que no Jardim da Paz foram 78. Todos estes sepultamentos estão sendo catalogados em um banco de dados digital, dando fim aos diversos arquivos de livros, onde eram feitos os registros. Antônio explicou que esta medida visa facilitar os arquivamentos de sepultamentos e também as posteriores consultas. “Deixarão de serem feitos os registros em livros, pois ocupam muito espaço e sofrem ações do tempo. Além disso, facilitará as pesquisas de sepultamentos, pois é comum, munícipes nos procurar para saber onde determinada pessoa foi sepultada”, explicou. Segundo o encarregado, os arquivos não eram feitos através de nomes, mas de datas dos sepultamentos, o que dificultava as buscas, já que a maioria das pessoas não se lembra das datas. Com o sistema informatizado, as buscas poderão ser feitas através de nomes, o que permitirá apontar o local de sepultamentos em poucos minutos. Até o momento, 100% dos sepultamentos realizados no cemitério Jardim da Paz já foram catalogados em arquivos digitais, enquanto que na Necrópole 90% já foram contabilizados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade