Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/08/2012

CASA PRÓPRIA: Ex-morador de rua supera dificuldades e se considera vencedor

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Entre os trabalhos está a colocação de portas que conseguiu comprar com o dinheiro que acumulando

DA REPORTAGEM

 

A força de vontade e motivação de uma pessoa pode fazer com que consiga grandes vitórias pessoais, tornando-se exemplo de superação para outros. É o que acontece com o auxiliar de marceneiro Vanderlei Silvério, 42, ex-morador de rua que com muita determinação está construindo sua casa, com o apoio de amigos e também do SOS (Serviço de Obras Sociais) de Penápolis. Vanderlei é um vitorioso, já superou dificuldades com bebidas alcoólicas, preconceitos, morador de rua e hoje sua vida rende bons frutos, pois tem emprego e constrói sua casa própria. Ele é natural de Tanabi (SP) e resolveu deixar a família por desavenças, passando a percorrer cidades buscando ajuda para se alimentar por onde passava. “Eu não gostava do que fazia, mas era minha opção para sobreviver”, explicou. Vanderlei conta que após passar em diversas cidades, chegou a Buritama onde conheceu um casal que lhe ofereceu abrigo em uma casa abandonada onde diversas atividades ilícitas, ocorriam como o tráfico de drogas. “Eu não tinha opção, precisava ficar, pois tinha o que comer”, disse. Mas devido a bebida que consumia durante todo o dia, ele começou a ficar muito debilitado, chegando a não conseguir levantar da cama. “A bebida estava acabando comigo e não sabia como me livrar dela”, disse. Mesmo com todas as dificuldades ele ainda confeccionava pequenos artesanatos, e o dinheiro que ganhava era usado para comprar mais bebidas.  

 

Mudança

Vanderlei explica que para mudar de vida foi fundamental a participação de uma assistente social que o visitava. Segundo ele, foi ela quem o internou em uma casa de recuperação em Birigui, ficou por 24 dias. “Mas depois que saí, retornei para a casa e a bebida”, explicou. Ele diz que não sabe exatamente como conseguiu resistir novamente às bebidas, mas que sempre pedia a Deus para que o ajudasse a se livrar do vício. “Desta vez estava ainda mais debilitado, eu precisava ir ao hospital para pedir ajuda, mas não conseguia sair de casa pela fraqueza por conta da abstinência”, revelou. A crise durou cerca de 15 dias, até que conseguiu ir ao hospital de Buritama, onde recebeu atendimento médico e recomendação de internação, aceitando a oportunidade de surgimento de uma vaga em um hospital especializado na região, até conseguir vir para o Hospital Espírita de Penápolis, onde recebeu a ajuda necessária, para vencer o vício. Após um período internado, ele precisou deixar o hospital. “Fiquei muito preocupado, pois não tinha para onde ir e não podia voltar para Buritama e perder todo o tratamento que havia iniciado”, revelou. Após expor seu problema, ele procurou o SOS de Penápolis, para receber atendimento de assistentes sociais para auxiliá-lo a continuar na luta contra a bebida.

 

Casa Nova

No SOS ele recebeu todo o atendimento necessário para não ficar na rua, tendo moradia e alimentação, e ainda produzia artesanatos para ajudar na renda, e após dois meses na unidade, ele conseguiu seu primeiro emprego como serviços gerais, mas estava preocupado, pois o período de sua estadia no SOS estava terminando. Ele recebeu diversas recomendações da assistente social Paula Renata Ronconi. “Conversei com ele sobre o momento em que precisaria deixar a unidade. Então comecei a motivá-lo a ter seu próprio espaço, sua casa. Foi aí que gostou da ideia e começou a batalhar para isso”, disse Paula. Vanderlei começou a juntar dinheiro e comprou um terreno no bairro Pereirinha. “Pra mim foi uma grande vitória, pois dei o primeiro passo para construir minha casa”, comentou. Ele investiu em sua vida profissional para conseguir um emprego melhor, tirou a Carteira Nacional de Habilitação e foi para Araçatuba fazer cursos profissionais. Hoje ele trabalha em uma serralheria da cidade e investe o salário na compra do material, para a construção da casa que ele mesmo está realizando com ajuda de amigos e vizinhos. A previsão é de mudar para o imóvel até o fim do ano.

 

Reconhecimento

Com fato de conseguir vencer o álcool e construir sua própria casa, Vanderlei agradece a todos que o ajudaram. “Não posso citar nomes, pois não quero esquecer de ninguém, todos são pessoas muito especiais para mim. Mas Deus está em primeiro lugar na minha vida”, ressaltou. Para a assistente social Paula Ronconi, poder ver que o trabalho do SOS teve bons resultados na vida de Vanderlei é algo muito gratificante. “Ficamos felizes em saber que ele conseguiu colher bons frutos em sua vida”, ressaltou. O trabalho feito pelo SOS com ele e sua família possibilitou a reconciliação entre eles. “Hoje voltei a ter um relacionamento bom com minha família, principalmente com minha mãe”, finalizou emocionado.

 

SOS

Segundo Paula, na entidade existem diversas pessoas vivendo no local em situação de risco. A entidade recebe diariamente moradores de rua que são recolhidos na tentativa de oferecer oportunidades de trabalho e acompanhamento social. "Quando um morador de rua entra aqui no SOS ele recebe todo atendimento de higiene pessoal, acompanhamento de saúde e também profissionalização para ser inserido no mercado de trabalho, mas infelizmente não são todos que aceitam e acabam recusando nosso serviço", comentou. Muitos aceitam ser amparados pelo SOS. Paula explica que existem outros bons exemplos de moradores de rua que deixaram a vida sofrida e foram atrás de oportunidades. "Tenho pessoas que estiveram conosco e conseguiram se profissionalizar no mercado de trabalho, mostrando que é possível vencer, basta ter força de vontade", mencionou. Para ela, poder ajudar um morador de rua a vencer na vida é algo muito gratificante. "É uma das melhores coisas, afinal você pode ver que ajudou aquela pessoa a ser o que é, a ter algo na vida e voltar a enxergar o mundo com bons olhos, gostaríamos muito que todos colhessem bons frutos como estes exemplos de superação que temos", finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade