Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/11/2015

Cartões do Lactário: Gesto voluntário manterá alegria do Natal em crianças

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os 65 cartões do Lactário foram confeccionados de forma manual por voluntárias e serão trocados por presentes para as crianças da creche

DA REPORTAGEM

Com a proximidade do Natal, pode-se observar diversos trabalhos que têm sido elaborados por pessoas que, de alguma forma, procuram marcar a data de crianças da cidade com algum tipo de festividade ou entrega de presentes. Da mesma forma isso tem ocorrido, há mais de 20 anos, através do trabalho de voluntárias do Lactário Dília Ribeiro, que, mais uma vez, cumpre com sua tradição de entregar presentes para suas crianças através de ações voluntárias de “padrinhos” que as adotam, nesta época do ano, para que doar presentes natalinos.
A adoção das crianças se dá anualmente, através do envio de cartões natalinos para aquelas pessoas que desejam participar do projeto. De acordo com a presidente voluntária da creche, Cristina Delboni, alguns destes padrinhos são fixos, que ajudam há anos, sendo voluntários residentes em Penápolis e também em outras cidades, mas nunca deixaram de contribuir. “ São pessoas que começaram a nos ajudar na compra de presentes e que até hoje se mantêm na tradição sensibilizados com as condições de nossas crianças, pois para algumas delas, este será o único presente recebido neste natal. Alguns dos padrinhos, mesmo morando fora de Penápolis fazem questão de contribuir com nosso projeto e enviam seus presentes pelos correios”, comentou.

Cartões
Anualmente são confeccionados cartões, cada um com algum tipo diferente de simbologia. Neste ano foram confeccionados 65 cartões especialmente para a campanha com o objetivo de presentear todas as crianças. Além do trabalho da presidente da creche, os cartões são confeccionados com a ajuda das voluntárias Oraides da Motta e da professora de Artes Neuza Costa. Para este ano, os cartões foram confeccionados com bordado com linha metálica dourada. “Através deste trabalho de bordado no papel, demos forma a uma imagem de Nossa Senhora ao lado de uma vela, como quem orasse junto, Decidimos este tema em representação à paz que o mundo tanto precisa por conta dos problemas de guerras e outras tantas coisas ruins que têm ocorrido nos últimos meses. Desta forma queremos transmitir um pouco desta paz que buscamos e da fé que deve ser fundamental em cada um de nós, independente da religião”, ressaltou Cristina. A arte dos cartões foi finalizada através da professora Neuza, que utilizando giz de cera e outros materiais quis transmitir através do cartão, este complemento de paz. “Procurei dar cor ao papel em um tom Barroco, puxado ao bronze que lembra um pouco sobre a transição que estamos passando em busca de coisas boas para nossa vida”, explicou.  Todos os cartões foram confeccionados de forma manual durante cerca de três meses. Como já é tradição nos cartões de Natal do Lactário, uma mensagem do professor e ex-prefeito João Luis dos Santos é anexada a eles. 

Emoção
Em reconhecimento do trabalho elaborado durante todo este tempo, as voluntárias se emocionam ao falar sobre os cartões e o fato de tornarem o Natal das crianças ainda mais alegre. “Hoje não deixo de realizar este trabalho para as nossas crianças. Normalmente temos muitas preocupações e afazeres e poder tirar um tempinho de cada dia para trabalhar na construção destes cartões é algo muito gratificante, pois sei que é através deles que vamos tornar o Natal de muitas crianças um momento especial e único”, comentou Cristina. Da mesma forma a emoção toma conta da professora Neuza, que também se diz muito satisfeita em poder ajudar. “Este é um momento onde me desprendo de tudo. Quando estou trabalhando nestes cartões penso em cada uma das crianças do Lactário, pois é através do meu trabalho, da Cristina e da Oraides, e dos demais envolvidos no projeto, que levaremos alegria para elas”, enfatizou. Todos os cartões já possuem destinatários, que presentearão as crianças definidas de forma aleatória. Os presentes são entregues na semana do Natal através de festa que envolve as crianças, pais, funcionários e voluntários do Lactário. “O Natal é um data mágica, que deve ser valorizada por cada criança que acredita neste espírito de bondade e amor, por isso fazemos questão de cumprir com nosso dever e manter esta alegria em cada uma delas. Queremos repetir esta festa por muitos anos, tornando o Natal mais alegre na vida de cada uma de nossas crianças”, finalizou Cristina.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade