Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/12/2010

Carreta do Hospital de Câncer já atende mulheres cadastradas

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, disse que o exame também deve chegar até as mulheres da zona rural

Conforme previsto,  a Unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos começou atender ontem, 15, no período da tarde, as mulheres com idade entre 40 e 69 anos, cadastradas na região da Macro I. Os exames serão realizados gratuitamente em Penápolis até meados de abril, quando deverão ser atendidas cerca de 9 mil mulheres cadastradas no Programa Saúde da Família, em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Após a solenidade realizada na manhã de ontem para o lançamento do Programa de Prevenção contra o Câncer de Mama, na sede da Associação Renascer da Terceira Idade, a primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Cristina Torres Buranello Santos, fez o primeiro exame de mamografia, marcando o início aos atendimentos programados para Penápolis.
Durante a solenidade, o diretor presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata – que é cidadão penapolense por indicação do vereador Hugo Crerpaldi – explicou o projeto e pediu aos agentes de saúde para que atuem de forma intensiva, em todas as regiões da cidade, para que o número de mulheres atendidas ultrapasse os 90%.
“Quero solicitar o empenho de todos os agentes para que possamos atingir também as mulheres da zona rural. Nem que façamos um mutirão de final de semana, temos que trazer essas mulheres para fazer o exame”, pontuou. Outra observação importante do diretor foi que os exames mais complexos, que necessitam de uma segunda avaliação, são realizados por uma especialista de São José do Rio Preto. “São exames caríssimos, mas que para para o Hospital de Câncer são cobrados o mesmo valor, de R$20,00 que o SUS nos paga”, explicou Henrique Prata, para reforçar a importância do projeto que Penápolis está recebendo com essa carreta, com equipamentos de última geração, para realizar os exames de mamografia.

Agradecimentos
O secretário municipal de saúde Antônio Sidney Marques, durante sua fala, agradeceu e elogiou a iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos e do diretor Henrique Prata, por iniciar o novo projeto em Penápolis e convocou as agentes de saúde para que trabalhem intensamente no sentido de incentivar as mulheres para que façam os exames e ressaltou: “Somente com o trabalho de todos os objetivos serão alcançados”, afirmou.
A presidente do Fundo Social, Renata Santos, também elogiou a iniciativa, evidenciando que é muito importante que as mulheres façam os exames de prevenção do câncer de mama. Segundo ela, todas devem aproveitar essa estrutura colocada à disposição, e que vai estar em todas as regiões da cidade. O vereador Hugo Crepaldi, que fez uma homenagem especial a Henrique Prata, elogiou a iniciativa da diretoria do hospital e registrou o apoio incondicional que a família Colnaghi, na ocasião representada por Beto, tem dado a esse projeto do Hospital do Câncer.
O prefeito João Luís dos Santos disse que não tinha palavras para agradecer à família Colnaghi por tudo o que faz para ajudar as pessoas. Ele lembrou do patriarca, Francisco Colnaghi, que também tinha esse trabalho altruísta. “Ele, além dos bens materiais, deixou para os filhos Beto e Teté, esse legado, portanto merecem os aplausos de todos. São poucos os empresários que, como eles, doam parte do seu lucro para projetos como o Hospital do Câncer, entre outros dessa natureza, como o terreno para a Casa de Apoio. Por tudo isso, quero parabenizá-los e agradecer por tão grande apoio às causas de Penápolis”, disse o prefeito.
Ao diretor Henrique Prata, o prefeito João Luís também fez elogios pela parceria que coloca em Penápolis um programa audacioso, uma estrutura de primeiro mundo e equipamentos de última geração para realizar, de forma gratuita, os exames de prevenção ao câncer de mama nas mulheres penapolenses. “Henrique, obrigado por nos contemplar com um projeto dessa grandeza. Como disse anteriormente, não temos palavras para agradecer, mas que Deus lhe pague por tudo que você está fazendo para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.
Durante a cerimônia os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar a “Cantata de Natal”, com o Coral formado por alunos da EE Augusto Pereira de Moraes, sob a orientação de Rosana Maria Poleti Terceiro e Rodrigo Bueno Lípolis. Como ocorreu em apresentações anteriores, as crianças emocionaram o público, sendo bastante aplaudidas após cada número apresentado.

Serviço
A Macro de Saúde I, no Jardim Eldorado, é a primeira região a receber a Unidade Móvel e atenderá até o dia 21 de janeiro. O atendimento em dezembro acontecerá da seguinte forma: dias 16 e 17 (hoje e amanhã) – das 8h30 às 15h; dia 20 (segunda-feira) – das 14h às 19h30 e dia 21 (terça-feira) – das 8h30 às 15h00.
Os exames serão feitos somente na região de abrangência da paciente, conforme agendamento prévio, apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A carreta é dotada de dois modernos mamógrafos e percorrerá todas as regiões da cidade, tendo como referência as unidades de saúde. Os bairros e a localização da carreta já estão definidos e, dependendo da região, o atendimento será realizado em dois horários.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade