Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2010

CAPACITAÇÃO: Famílias aprendem reaproveitar alimentos

Ivan Ambrósio
Detalhes Notícia
Participantes observam o preparo dos alimentos durante oficina

DA REPORTAGEM

A Associação Feminina de Proteção à Infância Lactário Díllia Ribeiro, preocupada com a saúde e alimentação dos pais das crianças atendidas pela entidade, promoveu na noite da última quarta-feira, 10, uma oficina de culinária. Entre pais e funcionários da entidade, participaram da capacitação do segundo módulo cerca de 50 pessoas. As aulas ministradas pela funcionária pública e facilitadora do Redins de Penápolis, Joana Rosa de Souza objetiva o reaproveitamento de alguns alimentos que são jogados fora, sem saber os nutrientes e vitaminas que possuem. “Para preparar um bom prato saboroso e nutritivo, algumas coisas não podem faltar, como uma boa receita, os ingredientes bem selecionados e é claro saber cozinhar ou querer aprender”, comentou. Ela explica que para que a receita seja perfeita é necessário que nada sobre. “Às vezes a pessoa não percebe, mas em nossa cozinha tem muito alimento indo para o lixo desnecessariamente”, explicou. Entre eles Joana cita os talos de verduras, cascas de frutas ou legumes, que podem ser reaproveitados para preparar pratos deliciosos e nutritivos como doces, salgados e sucos. “Essa oficina que desenvolvemos visa mudarmos atitudes em relação à nossa alimentação, além de comermos bem sem muito gasto”, enfatizou. Os resultados referentes à oficina estão obtendo bons resultados nas famílias que tem suas crianças atendidas pela entidade. Joana ressalta que alguns já preparam os alimentos ensinados na capacitação. “Inclusive algumas mães que trabalham como empregadas tem colocado em prática no serviço, tendo a aprovação de seus patrões”, enfatizou. Um livro contendo as receitas apresentadas da capacitação foi confeccionado para os participantes. Além dessa oficina, o Lactário mensalmente se reúne com os pais, com o objetivo de fortalecer os laços com a entidade, promovendo palestras e discussões referentes aos temas saúde e educação, pois está sempre preocupada neste sentido, onde prestamos nossos serviços de maneira saudável para as crianças. “Através das oficinas esperamos que os pais também possam contribuir para melhorar os hábitos alimentares e a saúde de todos”, finalizou Joana. Atualmente o Brasil é 2º maior produtor de alimentos, conforme revelou o presidente da Ceasa de Campinas Demétrio Vilagra. O Ceasa de Campinas é a quarta maior do país e responde pelo abastecimento alimentar de aproximadamente 500 municípios, principalmente dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, comercializando 60 mil toneladas de produtos por mês que vão para as residências dos brasileiros. (Ivan Ambrósio)

Saiba como reaproveitar alguns alimentos consumidos no dia a dia que sobram, mas não precisam ser descartados. Muitos destes podem ser reaproveitados em receitas saborosas. Veja alguns exemplos.

- Com o arroz que ficou na panela, é possível fazer bolinhos e até reutiliza-lo como arroz de forno ou risotos.

- O feijão que sobrou do almoço ou do jantar pode render pratos como tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos.

- O macarrão requentado não é muito gostoso, logo pode ser reaproveitado em saladas ou misturado com ovos batidos.

- Com qualquer tipo de carne assada, pode-se preparar deliciosos croquetes, aproveitar em omelete, tortas, molhos, sopas e recheios.

- Sobrou carne moída? Ela pode ser reutilizada em croquetes, recheio de panqueca e bolo salgado.

- Hortaliças podem ser utilizadas nas sopas, farofas, purês e panquecas.

- Peixes podem virar delicioso pirão, suflê, risotos e bolos salgados.

- O frango também pode ser reutilizado em tortas, pizzas, suflês, risoto, bolo salgado.

- O pãozinho da manhã pode ser também o pão de amanhã, através de pudins, torradas, farinha de rosca e rabanada.

- As frutas maduras não precisam apodrecer na fruteira. Pode-se fazer doces, sucos, vitaminas, geléias e bolos.

- Com o leite talhado, é possível preparar um saboroso doce de leite.

Para reaproveitar esses alimentos, é necessário que eles não estejam com os prazos de validades vencidos ou com aspecto estragado. Observe bem os alimentos antes de reaproveitá-los e guarde sempre na geladeira para que eles não pereçam facilmente. O odor também pode ajudar a determinar o estado de conservação.  (Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade