Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/07/2017

Cancelas: Transferência de vigias vai gerar economia

A partir do próximo mês de setembro a Prefeitura de Penápolis realizará, gradativamente, a transferência dos vigias que hoje trabalham nas cancelas existentes nos cruzamentos de ruas com a via férrea. Aos poucos estes servidores passarão a atuar em prédios e logradouros públicos. A medida, além de acompanhar uma tendência de todas as cidades onde houve vertiginosa queda na passagem de composições férreas, gerará significativa economia para os cofres municipais.
Segundo explicou a secretária municipal de Administração, Fátima Rahal, atualmente o Município mantém 23 vigias trabalhando 24 horas por dia em 05 cancelas. “A carga horária de cada vigia é de 6 horas diárias, sendo que a cada 04 dias eles recebem um dia de folga”, relatou ela. 
“Este serviço tem custado ao Município de Penápolis aproximadamente R$ 77 mil mensais, entre salários, encargos e horas extras, já que trabalham inclusive aos sábados, domingos e feriados”, acrescentou Fátima.
A secretária informou que, efetuando uma pesquisa em vários municípios cuja linha férrea atravessa a cidade, foi constatado que há muitos anos este tipo de serviço já não é mais prestado. “O número de composições férreas passando pelas cidades diminuiu drasticamente”, afirmou.
“Antigamente tínhamos composições passando até 12 vezes por dia, mas atualmente temos no máximo três. Vale destacar que os trens passam na maioria das vezes no período noturno, quando há um movimento bem pequeno de carros cruzando a via férrea”, observou a secretária.

Economia
Ainda segundo a secretária Fátima Rahal, com a transferência dos vigias para demais locais públicos, a prefeitura vai economizar cerca de R$ 40 mil por mês só com o pagamento de horas extras. “Os vigias que hoje atuam nas cancelas passarão a prestar serviços em outros locais, porém sem o recebimento das horas extras”, disse.
Atualmente as cancelas que possuem vigias ficam localizadas nas ruas Giácomo Paro, Irmãos Crisóstomo de Oliveira, Ramalho Franco, Amazonas e João Antonio de Castilho.
“Pretendemos efetuar um trabalho educativo através de panfletos distribuídos à população, afixação de faixas e ampla divulgação na imprensa escrita e falada, durante todo o mês de agosto”, afirmou Fátima visando orientar a população. 
“A transferência dos vigias se dará a partir do dia 01 de setembro, e será gradativa. Estaremos retirando um vigia de cancela a cada semana. Iniciaremos pela avenida João Antonio de Castilho; na sequência a rua Amazonas, rua Ramalho Franco, rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira e por último Rua Giácomo Paro, terminando a retirada em 29 de setembro”, revelou ela.

Necessidade
Fátima Rahal justificou que a medida é necessária pois a Prefeitura atualmente é o maior empregador da cidade: “Isso tem acarretado uma despesa de mais de 50% das receitas públicas. Atualmente a folha de pagamento está em 54,4% da arrecadação, um valor acima do permitido em lei”, falou.
“Entendemos que esta é uma forma a mais de poderemos equilibrar a receita e a despesa do município, tendo sempre como prioridade o atendimento à população”, continuou ela. 
“É preciso considerar a crise econômica que atravessa o país, fato que não pode ser ignorado pelo Poder Público Municipal. As arrecadações advindas do governo federal estão em baixa, e a Prefeitura é forçada a estudar medidas que visam a economicidade. Assim poderemos priorizar serviços essenciais como saúde, educação e outros”, acrescentou.
A secretária de Administração concluiu ponderando que se for efetuado um trabalho educativo e de orientação, a população certamente tomará o devido cuidado ao atravessar a linha férrea. “Especialmente porque já temos sinaleiros que avisam a passagem da composição férrea. E aos trens, ao adentrar no centro da cidade, também ligam o alarme e diminuem a velocidade”, finalizou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade