Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/03/2010

Campanha: Penapolenses destacam-se pela boa vontade em doar sangue

Detalhes Notícia

TANIA PINHEIRO

A Campanha para doação de sangue realizada na última quinta-feira alcançou grande êxito. Mesmo em horário diferenciado, das 16 às 20h00, uma enorme fila se formou na área externa no Posto de Saúde Macro 2, com inúmeros doadores, homens e mulheres de diversas faixas etária dispostos a praticar o bem. Todos aguardavam pacientemente, para a doação de sangue, muitos o fizeram pela primeira vez. Profissionais de Saúde do Núcleo do Hemocentro de Araçatuba e Fernandópolis  realizaram  a triagem, o cadastro, exame de sangue e entrevistas com os doadores. A campanha  mais uma vez contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Penápolis que oferece o local para as doações e equipe de enfermeiros, auxiliares,  técnicos e estagiários de enfermagem para aferir pressão arterial, temperatura corporal e encaminhamento para a doação.
Paralelamente à doação de sangue, havia também a  vacinação contra a gripe H1N1 e hepatite B para todos os doadores, independente da faixa etária.

 

Hemocentro de Ribeirão Preto

Os procedimentos realizados pelos dois Núcleos de Araçatuba e Fernandópolis são ligados ao Hemocentro de Ribeirão Preto, onde existe ampla e adequada infra-estrutura para procedimentos de hematologia.  Segundo a médica Ana Tiemi Shimaziu Frigerio, de Araçatuba, responsável pelos procedimentos,  a campanha em Penápolis sempre acontece com grande sucesso, pois a Secretaria Municipal de Saúde divulga com empenho campanha, também cede sempre o mesmo local para as doações de sangue e colabora com os profissionais da saúde para atuar nos procedimentos que antecedem a doação. “ Não temos  dificuldades aqui em Penápolis para realizar nosso trabalho, tudo acontece com muita tranqüilidade e os resultados são ótimos” explicou a médica.
A expectativa era de colher aproximadamente 200 bolsas de sangue que serão utilizadas de acordo com a necessidade de cada cidade da região. Durante o procedimento de doação, além da quantidade para uma bolsa de sangue, era colhido uma pequena quantidade  separadamente para  reserva do cadastro nacional de medula óssea. Esta porção de sangue permanece armazenada num banco nacional, onde as informações  são checadas em todo o país para que haja uma interação entre receptores e possíveis doadores e assim encontrar possíveis doadores de medula compatíveis em todo o Brasil. Vale lembrar que as mulheres podem doar sangue três vezes por ano, num intervalo de três meses entre cada doação. Já os homens podem doar quatro vezes, num intervalo de dois meses. Todos precisam ter de 18 a 65 anos de idade e boa saúde e muita disposição para doar sangue e salvar vidas.

CONFIRA TODAS AS FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade